Os Filhos do Crack: Crack e Gravidez

A mistura crack e gravidez, além de dobrar os riscos de sequelas pela dependência química, é desumana. A droga anula qualquer noção de amor, de cuidado e de maternidade
Por Ana Mary C. Cavalcante
anamary@opovo.com.br

O que é o Crack?

O crack é preparado a partir da extração de uma substância alcaloide da planta Erythroxylon coca, encontrada na América Central e América do Sul. Chamada benzoilmetilecgonina, esse alcaloide é retirado das folhas da planta, dando origem a uma pasta: o sulfato de cocaína. Chamada, popularmente, de crack, tal droga é fumada em cachimbos. 

Bebês vítimas do crack precisam passar por desintoxicação


O crack é uma droga que vicia com muito mais rapidez do que outras, e é um vício demolidor. Os próprios dependentes reconhecem isso quando pedem ajuda. E eles não estão só em São Paulo. Em Divinópolis, Minas Gerais, as consequências do consumo de crack podem ser ainda mais dramáticas.

Violência e Ressocialização por Meio da Cultura Hip-Hop

A criação de políticas públicas de natureza educativa e assistencial na área de saúde foi o tema das discussões no encontro Crack, Violência e Ressocialização por Meio da Cultura Hip-Hop, realizado no Museu da República, em Brasília. A deputada Érica Kokay (PT-DF), que participa de comissão especial criada no Congresso Nacional para discutir o apoio aos dependentes de crack, disse que pretende realizar uma audiência pública para colher opiniões da sociedade que contribuam para a solução do problema em nível nacional.

JAQUELINE B Polícia retira 22 famílias

A Faxina para a Copa do Mundo Começou!!!!!!

Vinte e duas famílias foram retiradas de um terreno no bairro Jaqueline B, na região Norte da capital ontem. As construções estavam em um lote de propriedade da Prefeitura Municipal de BH, em um local considerado de risco. As moradias foram destruídas.

Gravidez não planejada

Apesar dos métodos contraceptivos disponíveis, imprevistos aumentam

Yasha Emerenciano Barros - Professora de ginecologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), mestre em ginecologia e especializada em sexologia

O hip hop vai até as escolas

O rapper Ice Band não esconde o passado que teve. Ao contrário, ele faz questão de relatar a sua experiência pessoal de enfrentamento da violência para alertar os alunos de diversas escolas públicas.
Idealizador do projeto Hip Hop Educação para a Vida – que estreou oficialmente em 2010, mas já existia desde 1997-, o músico dá continuidade às palestras e aos pocket shows a partir de segunda-feira, dia 24, ao lado de Blitz, artista integrante do grupo Crime Verbal.

Consumo de álcool mata igual ao crack

O índice de mortalidade entre dependentes de álcool no Brasil está próximo do registrado entre usuários de crack. Uma pesquisa feita pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) mostrou que, em cinco anos, 17% dos pacientes atendidos em uma unidade de tratamento da zona sul de São Paulo morreram.

"É um número altíssimo. Na Inglaterra, o índice não ultrapassa 0,5% ao ano", diz o psiquiatra Ronaldo Laranjeira, coordenador do estudo feito entre usuários de crack, 30% dos quais morreram num período de 12 anos. "Naquela mostra, a maior parte dos pacientes morreu nos primeiros cinco anos. Os índices estão bastante próximos".

Governo vê o crack de forma errada


Algumas razões para a ação do governo contra o crack dar errado:
1. Toda campanha contra as drogas já começa equivocada, pois, em geral, é pensada por quem não tem vivência no mundo onde ela rola. Para início de conversa a droga é prazerosa, traz alegria, "anestesia problemas", desinibe, entre outras ações. Conversem com milhares de pessoas que já se envolveram com as drogados e tentem entender uma coisa: se a droga fosse ruim, desse pesadelo, alergia, causasse mal-estar, depressão ou pânico no momento em que se cheira, injeta, fuma ou bebe, não haveria bêbados e drogados no mundo.

Como fugir da fofoca no trabalho?


Levante a mão quem nunca fez ou foi alvo de uma fofoca!

Toda empresa quer ter um bom ambiente de trabalho. A maioria diz que tem. Algumas até falam que são como uma grande família. Toda família, como nós sabemos, sempre tem aquele parente chato, insuportável ou fofoqueiro. A gente gostaria de se livrar dele, mas não consegue. Assim como as empresas nunca conseguiram se livrar dos fofoqueiros.

Fofoca provoca até pedido de demissão

KÁTIA KAZEDANI

Uma conversinha aqui, um burburinho ali e, quando menos se espera, a informação -- verdadeira ou não -- já correu pela empresa inteira. A fofoca no ambiente de trabalho é quase inevitável e produz insegurança e queda de produtividade.

O avanço das drogas.


O envolvimento com o narcotráfico já não é uma exclusividade das periferias e dos bolsões da exclusão social. Ele bate às portas das casas dos bairros de classe média, mostra sua garra aos que se julgavam imunes ao seu apelo e ensombrece a alma de famílias que sucumbem ao drama da delinquência insuspeitada.
Carlos Alberto Di Franco
Diretor do master em jornalismo; professor de ética e doutor
em Comunicação pela Universidade de Navarra (Espanha)

Escola e violência

Há uma crise de autoridade e legitimidade da escola, como ocorre também em relação à família e outras instituições

Robson Sávio Reis Souza
Filósofo, especialista em estudos de criminalidade e segurança
pública, sócio do Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Perigos modernos

Os golpes dos espertos estão sempre se atualizando

Anna Marina