Brasil atualiza o racismo por não discutir “branquitude”


526253_451955674841449_1710889189_nÉ muito comum perceber no dia-a-dia situações em que “ser negro” é relacionado a características negativas.
Por:Por Glenda Almeida – Agência USP

De volta ao crack


181011_crackTenho contato com usuários de crack há 21 anos. Em entrevista à jornalista Cláudia Collucci, publicada na Folha em 28 de janeiro, expus o que penso sobre a internação dos usuários contumazes.
logoPor: Drauzio Varella

De quê têm medo habitantes de cidades grandes


fobia-grandeA fobia não é um medo comum, que nos foi dado pela natureza como uma defesa, mas um medo obsessivo irracional.
Por: Liubov Kurianova

A esmola que sustenta o vício


6913503Dinheiro, comida, roupas e até fraldas infantis doadas por pessoas solidárias são usadas por dependentes químicos como moeda de troca para conseguir crack
Por: Sandra Kiefer

Drogas, hora do recomeço


canal08_02A dependência química não admite discursos ingênuos ou campanhas ideológicas, mas ações firmes.
A luta contra o avanço das drogas, matriz da violência epidêmica que castiga a sociedade, passa, necessariamente, por investimentos na recuperação de dependentes.
Por: Carlos Alberto Di Franco

Polícia precisa mudar abordagem a negros


AÇÃO-PMGoverno lança Plano de Prevenção à Violência Contra a Juventude Negra.
‘Existe tendência de associar o negro ao bandido’, diz ministra da Igualdade.

Cidade Hip Hop: Realidades em diálogo


CIDADE-HIP-HOP1Com o tema Para Além do Território, Cidade Hip Hop chega à terceira edição, a partir de hoje, no Espaço 104
Por: Ludmila Azevedo

Cidade Hip Hop: Grafite vai beber na fonte da música mineira


ZackGrafite vai beber na fonte da música mineira
Arte geralmente vista nos muros da cidade agora está exposta no Espaço 104
Por:Ludmila Azevedo

Drogas


Internação_CompulsóriaAprovada internação à revelia do usuário

Atitude que vem das ruas


CIDADE-HIP-HOP1Cidade Hip-Hop vai agitar a capital mineira, de hoje até domingo, com uma série de atrações ligadas ao movimento, que une música, dança e grafitagem
Por: Mariana Peixoto

Para cada branco, morrem 3,5 negros em BH


Violência 02 - Eus-RPara cada branco, morrem 3,5 negros em BH, diz Mapa da Violência
Homicídios de negros têm taxa de 52,5/100 mil e de brancos, 17,2/100 mil.
Taxas são maiores que em capitais como São Paulo, Rio e Fortaleza.
Por:Cristina Moreno de Castro

Atenção, Crianças!


MegafoneSerá a infância de uma criança feliz ou não: isso depende decisivamente dos adultos em volta do pequeno.Infelizmentem até mesmo os pais mais solícitos nem sempre conseguem defender e resguardar seus filhos da crueldade de outros adultos.

Álcool não é droga.


copo-de-wiqueAfinal, droga é aquilo que o outro usa
Por: Leonardo Sakamoto

VIOLÊNCIA RACIAL E GENOCÍDIO DO NEGRO ( AFRODESCENDENTE ) NO BRASIL


capitao1A cidade de São Paulo, tem ficado cada dia mais violenta e, esta violência incide em maior proporção sobre os negros, em conseqüência das raízes históricas deste país, que foi estruturado no trabalho escravo da época colonial e na exploração racial pós abolição da escravatura.
Por: Milton Barbosa*

Geração tarja preta


3043104Numa sociedade sem vocação da totalidade e que aposta no fatiamento das especialidades, as crianças têm sido julgadas por padrões de produtividade e submetidas à medicamentação
Por: Inez Lemos*

Violência contra a juventude negra: problema de saúde pública


Iconografia Violência“Há uma gama de situações e ambiências que violentam a população negra, e mais especificamente o jovem negro ao longo de sua vida – as quais chamamos violência simbólica.

Criminalidade


imagesrtInvestimento social é saída para evitar criminalidade, acreditam especialistas
Fonte: Agência Brasil

Menos pobres, mais crimes


capitalismoOs dados até aqui apresentados sustentam o diagnóstico de que a dinâmica temporal da violência urbana no Brasil está dissociada da dinâmica da pobreza e da exclusão social. Outros fatores devem ser considerados na explicação do processo de deterioração da ordem pública que nos assola. E o principal deles é a crescente participação dos jovens no tráfico de drogas.
Por: Luis Flávio Sapori

Anemia falciforme


Menino-negroA anemia falciforme é uma doença genética e hereditária, predominante em negros, mas que pode manifestar-se também nos brancos.

A arte que se apaga


275197-970x600-1O projeto da Prefeitura de São Paulo para reduzir a poluição visual tem um efeito colateral: o desaparecimento dos grafites que coloriam os muros cinzentos
Por: Francine Lima

Após remoção de grafites, osgemeos fazem protesto em SP


0,,12716899,00PAREM definitivamente de apagar os graffitis e respeitem e preservem a arte de rua em todos os seus segmentos
Por: JULIANA GRAGNANI

Grafite: Arte urbana


Cor. Trabalho de Benet Castro é abstratoColorido dá o tom de restauração
Intervenções ganham espaço no Centro Cultural da UFMG
Por: LYGIA CALIL

Por que a dependência química é uma droga?


imagesA sociedade geralmente faz uma grande diferença entre o alcoolismo e a dependência de outras drogas, legais e ilegais, mas a doença é a mesma, desenvolve-se do mesmo jeito, com os mesmos prejuízos sociais, familiares, emocionais e mentais, não importando qual o tipo de droga usada (sim, álcool é droga também). As poucas diferenças ocorrem na velocidade que a droga leva para causar prejuízos físicos e mentais, sendo que com o tempo todos os sistemas são afetados, assim como as relações familiares, sociais e de trabalho.
Por: Verônica Barrozo do Amaral

Cuidado com o Cuidador!


Dependência 01Entender sobre os efeitos das drogas é importante, mas deve-se observar a individualidade, cada um apresenta uma relação única com a droga, “o melhor informante é o usuário”

Hip Hop na Igreja


110627_socorro-de-deusAndar nas trevas pode ser uma opção, mas buscar a luz é uma escolha.

Maioridade Penal


violencia-negrosA maioria desses jovens mal sabe ler e escrever, foram criados em vilas e favelas, quase todos são negros, vítimas de um histórico de desigualdade social, preconceito e corrupção. Segundo dados da Unicef, 45% das crianças e adolescentes brasileiros são pobres.

Racismo é principal fator da violência contra jovens negros


437faed30bc0ae845b0c28befea2a613A cada branco, de 15 a 24 anos, que morreu em 2008, morreram, proporcionalmente, mais de dois negros. Os dados são do Mapa da Violência divulgado este ano pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Para apontar as razões e impactos na sociedade desta violência, a Comissão de Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado promoveu audiência pública que debateu a questão da violência contra os jovens negros.

Maioridade Penal: Para psiquiatra, jovem de 16 anos tem maturidade para escolher sobre crime


Adolescente infrator“O fato é que não existe um consenso, do ponto de vista mundial, que seja absolutamente científico para definir essa idade ideal. Ainda é um tema conduzido com tentativa e erro”
Fonte: Agência Brasil

A família de um dependente químico adoece junto com ele


codependencySe, por um lado, a dependência química é uma doença crônica (incurável), progressiva e fatal, a co-dependência não é incurável. Os padrões codependentes se instalam baseando-se nas dificuldades emocionais que cada pessoa já traz em si. Porém, com boa vontade, coragem e tratamento, é possível sair desse círculo vicioso de culpa, tentativas frustradas de controle e autodestruição.
A co-dependência é uma doença marcada pela tentativa frustrada de controle
Fonte: Jornal do BrasilVeronica Barrozo do Amaral *

Empregada doméstica: O trabalho dá trabalho


direitos-trabalhistas-empregadas-domesticasE disse a madame: “Imagina, agora minha empregada é administrada pelo governo, com essas leis absurdas! Como se nós, patrões, não tratássemos bem essas coitadas, que nascem na favela, em meio à pobreza, e têm a sorte de arranjarem um emprego em nossas famílias”.
Fonte: Editorial do Estado de Minas do dia 01/05/2013

Assédio moral no trabalho


resize.aspA sua prática pode ser compreendida por toda e qualquer conduta abusiva que se estabeleça de forma repetitiva e prolongada, expositora do trabalhador a situações que lhe ocasionem dano à personalidade, à dignidade ou à integridade física ou psíquica, resultando na degradação do ambiente de trabalho e até mesmo no término da relação de emprego.
Por: Flávio Augusto Santiago Baptista Saliba