O Negro Nas Eleições 2008


Em PE, Unegro prepara sua participação nas eleições 2008


Neste sábado, 1º de março, a União de Negros pela Igualdade (Unegro) realiza uma plenária para discutir as ações da entidade no ano de 2008. Projetos que envolvem a retomada da cultura negra, a derrubada dos preconceitos que ainda existem na sociedade e a participação da entidade nas eleições de 2008 estão na pauta do encontro que acontece a partir das 19h, no Sindicato dos Metalúrgicos de Pernambuco, No Recife.


“Este ano, completamos 120 anos da abolição da escravatura e mesmo assim ainda existe muito preconceito. Inclusive, negro que não se diz negro”, afirmou o representante da Unegro, Eron Santos.

Com esta preocupação, a entidade detectou diversos problemas que dificultam a afirmação da cultura negra e a necessidade de mais espaços para o negro na sociedade. “O número de negros fora do mercado de trabalho, por exemplo, ainda é muito grande”, comentou.

A Unegro quer buscar melhorias também nas políticas de base, como saúde, educação e, especialmente, a cultura. Pensando nisso, a partir do dia 9 de março, a entidade começa a desenvolver o projeto “Negrosambassim”, onde será resgatado o samba de raiz que era dançado nos terreiros de umbanda.

No dia 14 de junho, a Unegro completa 20 anos de existência e muita luta que não pára por aí. Como 2008 é um ano de corrida eleitoral, eles querem estar mais presentes nas decisões políticas a fim de eleger candidatos que sejam favoráveis às políticas públicas para os negros.

“Nós vamos começar a elaborar projetos e mobilizar nossos militantes para que os candidatos tomem conhecimento das nossas necessidades e pautem isto durante a campanha”, disse Eron Santos.

A plenária da Unegro acontece na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Pernambuco, que fica na Rua Almeida Cunha, 364, bairro de Santo Amaro (próximo ao estacionamento da Unicap).

Do Recife,
Daniel Vilarouca.



Nenhum comentário: