Exagerar nas bebidas energéticas é uma prática perigosa

Seja durante a balada ou para se manter ligados durante madrugadas de estudos, muitos jovens consomem elevadas doses de bebidas energéticas para aumentar a sua concentração. Mas é preciso cuidado com essas práticas, já que o uso desses produtos, feitos de açúcar e cafeína, pode ter um impacto negativo sobre a saúde.

De acordo com um relatório de 2008, o consumo de bebidas energéticas apresenta uma tendência crescente para a faixa etária entre 18 a 24 anos de idade. Este segmento de mercado continua a crescer, e muitos consumidores não praticam atividades físicas em níveis ideais para anulação dos efeitos negativos.

Mas estas bebidas não são recomendadas para atletas ou crianças com idade inferior a 12. Os energéticos não hidratam o corpo de forma eficiente e têm muitas quantidades de açúcar. Além disso, o uso exagerado, não melhora necessariamente o desempenho físico, já que a cafeína, em grandes quantidades, pode mesmo aumentar os riscos de fadiga e desidratação.

Vários estudos têm demonstrado que fortes doses de cafeína pode aumentar a hipertensão arterial, causar palpitações cardíacas, provocar irritabilidade e ansiedade, bem como causar dores de cabeça e insônia. O consumo não deve ser de mais de duas latas por dia.

Mas muitos jovens não respeitar esta advertência. Além disso, perto de 50 por cento de jovens entre os 18 a 24 anos de idade afirmam consumir bebidas energéticas misturadas com álcool. Especialistas desaconselha severamente essa prática, independente das dosagens e das graduações alcoólicas, já que este comportamento pode ser destrutivo para o organismo a curto e a longo prazo, causar danos severos de saúde.
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Nenhum comentário: