A Evolução da Rap: Minas na Vanguarda


429988_184520901656269_100002950813603_290050_2137941679_nO elemento mais popular da Cultura Hip Hop é sem dúvida o Rap. Desde o inicio da década de 90 o Rap não parou de crescer e evoluir. No principio era só protesto e denuncia, ainda hoje muitos buscam trilhar este caminho, mas já tem gente fazendo coisa nova, pois a nossa realidade não é só violência; tem amor, a fé e esperança.
Lá no inicio do movimento no Brasil e em Minas Gerais teve esta fase também, os grupos faziam Raps em cima de bases de outros grupos, principalmente os artistas estadunidenses, uma época de poucos recursos e falta de conhecimento. Como tudo tem sua fase constante de aprendizados hoje muitos já andam com suas próprias pernas. O Rap desenvolvido não só no Brasil, mas principalmente em Minas Gerais, os grupos já desenvolvem suas bases chegando a incorporar muito das percussões locais e isto tem resultado numa sonoridade diferente bastante peculiar e bem marcante do Rap Mineiro. Pelo que ando ouvindo não adianta o grupo ser novo se sua formula é antiga, velha e ultrapassada é necessário pocisionar diante dos novos meios se quiser ter destaque, se não, serão apenas mais um e no meio da multidão não tem como destacar.
Quem gosta, acredita e quer o fortalecimento do Rap, temos que aplaudir e o nosso Site:http://www.rapmineiro.com/ juntamente com a Webradio: http://www.rapmineiro.com/radio.html incentiva essa nova escola.
522503_456179947752226_717238149_n
Pregamos sempre o respeito entre os novos e os pioneiros do movimento.
Os mais novos devem entender, que sem o esforço, o trabalho e resistência dos pioneiros eles não estariam hoje trilhando este caminho que sempre foi e será de muita luta. E os pioneiros devem ver e aceitar a evolução. Gostar podem até não gostar, mas a evolução é um caminho inevitável, e chega uma hora que isso ia acontecer, pois afinal quando começamos a caminhada nós buscamos sempre a perfeição e com esse objetivo surgem novos grupos, novas maneiras de pensar e se não houver evolução estaremos fadados ao fracasso.
Os artistas e grupos novos não vieram para roubar o lugar de ninguém, eles estão ocupando um espaço que sempre estará vago, pois não podemos jamais fechar as portas para o novo, em qualquer época será sempre a nova geração, sem renovação estaremos condenados desde já ao fracasso.
319014_452363808133840_79159776_n
Entre o novo e o pioneiro tem que haver troca de experiências e de idéias, e o respeito mutuam sempre deve prevalecer, sem ele a coisa não flui. Aqui não importa se a pessoa é preta ou branca, pobre ou rica, tem que ter talento, garra, o amor pelo que faz e principalmente sinceridade, pois de traira ninguém gosta.
O Site: http://www.rapmineiro.com/ e a Webradio: http://www.rapmineiro.com/radio.html buscam principalmente coisas novas, se no passado falou-se da violência da policia, do racismo e das drogas, os mais novos não precisam repetir as mesmas formulas, existem varias maneiras de falar sobre esse e outros temas. A inovação e criatividade é para isso.
Força e Paz!
Eus-R*
Ps: Não acredite em tudo que escrevo, busque outras fontes de informação e provoque o dialogo em sua comunidade. Não sou e nem quero ser o dono da verdade. Um abraço a todos.
####################################################



Nenhum comentário: