Artistas disputam chance de grafitar prédios de São Paulo


Quatro artistas disputam voto a voto um prêmio diferente: as paredes de dois prédios em São Paulo. O concurso está aberto na internet e vai dar a dois vencedores o direito de grafitar seus trabalhos nas empenas cegas (fachadas sem aberturas) dos edifícios.

Dois artistas se dedicaram a cada um dos temas propostos: água e aviação.
O trabalho de cada um pode ser conferido no Facebook, na página da GE – empresa que promove a competição.
Os projetos que estão na internet servirão de base para as obras finais, na rua Clodomiro Amazonas (aviação) e na avenida Prestes Maia (água).
“Desenvolver um projeto de reúso de água de maneira artística te faz surtar”, diz o artista plástico Reynaldo Berto.
“Tive que fazer um processo de pesquisa bem aprofundado para entender o funcionamento [das turbinas de avião]. Não tinha a menor ideia de como funcionava”, afirma Glauco Diógenes.

As votações vem ocorrendo desde o mês passado e devem ser encerradas na próxima terça-feira. Já o trabalho nos prédios selecionados terá início no final de setembro.
Para Diógenes e Morandini, que disputam com obras sobre aviação, a arte urbana não é novidade. Morandini, inclusive, já participou de três edições da Cow Parade, em São Paulo e em Santa Catarina.
“A arte urbana fala com o público numa outra sintonia. Não tem um ambiente dirigido. O cara está passando, levanta o olho e vê a obra. Pode pensar qualquer coisa ou nem pensar nada, só achar bonito ou feio”, diz Morandini.

ÁGUA
Reynaldo Berto e Mário Níveo, que concorrem com obras sobre reúso da água, apontam que nunca fizeram um trabalho desse tamanho.
“Eu não costumo fazer obras em muros, fazer grafites. Não sou um expert, mas se eu ganhar vou ficar pendurado naquele prédio e vai ser ótimo”, diz Berto.
“As coisas acontecem a partir de um pensamento. É como fumar cigarro, que era comum um tempo atrás. Pensei em sustentabilidade e reúso de água em grande escala. Essa obra pode ser uma sementinha pra esse pensamento”, afirma Níveo.

Três prédios de vias importantes da cidade já ganharam novas decorações. A convite da GE, artistas grafitaram suas obras em suas fachadas. Eles estão na avenida Paulista, na rua da Consolação e na Brigadeiro Faria Lima.
De: FERNANDA PEREIRA NEVES
DE SÃO PAULO
###############################################################################################################################

Nenhum comentário: