Quanto vale o show de Criolo na internet?


Criolo_Daryan Dornelles— Não sei se meu jeito de trabalhar é o certo. Cada um se organiza como deve. No meu caso isso funciona. Mas outras coisas rolam porque é claro que tenho que pagar contas de aluguel, luz e água no fim do mês. E um DVD é um sonho para qualquer artista.

Em vídeo, cantor fala sobre ‘DVD virtual’; fãs pagarão o que quiserem
Veja prévia do clipe inédito de ‘Grajauex’
Rapper se apresenta no Circo Voador na sexta e sábado
Criolo é um cara de sorte. Depois de ganhar dos amigos a produção do disco “Nó na orelha”, a confecção de elogiados clipes, homenagem de Chico Buarque e duetos com Ney Matogrosso e Caetano Veloso, chegou a vez de Paula Lavigne oferecer seus préstimos ao rapper paulista. Ela dirigiu ao lado de Fernanda Young a gravação de alguns shows da turnê do álbum lançado em 2011. Criolo lança em seu site a partir desta sexta-feira o fruto de mais essa parceria: uma série de vídeos captados em sua estreia no Rio, no Circo Voador, em fevereiro de 2012. Assista acima à entrevista e ao vídeo inédito de “Grajauex”, que estará entre as imagens disponibilizadas por Criolo em seu site oficial.
criolo_perfil_mai2011_f_001
— Nem sei que nome dar a esse material. É um DVD? Mas é virtual. É um show que foi registrado por um grupo de amigos e está disponível para as pessoas gratuitamente na internet. E quem quiser pode contribuir com R$ 1 ou a quantia que puder — explica Criolo, que volta à lona da Lapa sexta e sábado, com ingressos a R$ 60, e abertura de Karol Conká. — Essa ideia surgiu porque muita gente que baixou meu disco pedia para contribuir de alguma forma.
A exemplo da banda Radiohead, que lançou o disco “In rainbows” em 2007 no sistema de “pague quanto quiser”, no site de Criolo haverá um link em que o fã pode depositar uma quantia em troca do download. É assim que Paula e sua equipe devem ser pagos por terem feito o trabalho, que traz 11 vídeos de canções.
criolo(5)_595x300
— Não fizemos esse trabalho pensando em lucro, mas espero que as pessoas colaborem e que essa ideia pegue para que o trabalho independente possa ter vida longa. — diz a empresária, que contabiliza “mais de 15 shows” do cantor em seu currículo. — Esse nicho me interessa muito. Mas um vídeo de show só fica bom se o show for bom. E, mesmo sem ser um trabalho com qualidade de superprodução, o resultado ficou muito bom. Temos mais material da turnê dele fora do Brasil e por aqui. Estamos pensando em novos formatos, como um documentário ou um DVD, além da internet.
Um dos argumentos para o crescimento da pirataria no Brasil e no mundo é o alto preço de discos e DVDs. Com essa estratégia de divulgar música gratuitamente, Criolo pode ser uma ferramenta de nova reflexão do rumo da indústria fonográfica. Vale lembrar, no entanto, que se trata de um artista independente, não vinculado a gravadoras e com trabalho totalmente autoral, o que minimiza os custos.
o-rapper-criolo-posa-para-a-revista-trip-setembro2011-1316101971953_615x300
— Não sei se meu jeito de trabalhar é o certo. Cada um se organiza como deve. No meu caso isso funciona. Mas outras coisas rolam porque é claro que tenho que pagar contas de aluguel, luz e água no fim do mês. E um DVD é um sonho para qualquer artista. Mas nossa intenção foi mais fazer o registro do que qualquer outra coisa.
Com shows esgotados por todas as casas que passou no Rio, os cariocas já provaram que são fãs de seu trabalho. Mas será que a volta à cidade vem acompanhada de novidades?
— Só lá na hora a gente vai saber o que vai acontecer, se canto alguma coisa diferente ou declamo. Estou há quase dois anos fazendo o mesmo show. Tem gente que já sabe de cor a sequência das músicas. Mas não é essa a questão, é a energia que é gerada naquele momento. Se fosse assim, a pessoa compraria o disco e ouviria em casa. Estou sempre em processo de composição. Escrevo músicas todos os dias, independentemente de saber se vai entrar em algum álbum ou se a levarei ao palco. Quando o “Nó na orelha” ficou pronto, eu tinha outras 70 canções. Mas não planejo nada.
Além de dirigir shows, Paula tem um longo relacionamento com o cinema, que lhe permite perceber o talento de Criolo para o gênero.
— Tenho certeza de que ele é um grande ator, porque tem uma veia dramática muito forte. A gente consegue ver isso nos clipes e nos shows. Torço para que ele desenvolva isso e vá para o cinema.
Mas Criolo se esquiva:
criolo-mario2_detail_em
— Rolam uns convites, mas as pessoas sabem do meu limite. Não sou ator — faz suspense, deixando de citar seu trabalho em “Acorda Brasil”, de Sérgio Machado, em que contracena ao lado de Lázaro Ramos para contar uma história inspirada na Orquestra de Heliópolis. A previsão de estreia é 2014.
Por:Michele Miranda
###############################################################################################################################
3412_503571182991614_1594890448_nassinatura_hemominas

Nenhum comentário: