Estão abertas as inscrições para o 1º Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras. O objetivo da premiação, oferecida pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves (Cadon) e a Fundação Cultural Palmares (FCP), do Ministério da Cultura, é financiar projetos que valorizam a cultura afrodescendente e suas manifestações contemporâneas.
Segundo o diretor da Fundação Palmares, Elias Lopes, o prêmio é resultado da demanda dos próprios artistas que já desenvolvem trabalhos na área. O prêmio vai fazer com que os artistas tenham seu trabalho reconhecido e incentivado.A banca julgadora, composta de nove especialistas indicados por órgãos públicos e a sociedade civil, foi escolhida por meio de votação aberta ao público.
O prêmio, de R$1,1 milhão, será distribuído igualmente em três segmentos nas cinco regiões do país. Em cada uma, serão contemplados dois projetos de artes visuais, um de teatro e um de dança.
O Prêmio Expressões Culturais Afrobrasileiras foi concebido em 2006, após o 2o Fórum Nacional de Performance Negra, realizado no Teatro Vila Velha, em Salvador (BA), cujo destaque principal de temas debatidos girou em torno da falta de elaboração de editais públicos e das linhas de financiamentos, direcionadas exclusivamente para o desenvolvimento de artistas, grupos e companhias que trabalhem com a produção artística de estética negra, a fim de valorizar a cultura afrodescendente e suas manifestações contemporâneas, potencializando tanto as ações de grupos já estabelecidos no Brasil, quanto as dos grupos emergentes.
Serviço:
As inscrições serão encerradas no dia 5 de março e podem ser feitas apenas no sitewww.premioafro.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário