Prefeitura de São Paulo lança cartilha de combate ao racismo



Evento acontece no dia 19 de março no auditório da Secretaria Municipal de Participação e Parceria



Como parte da comemoração do primeiro ano de implantação do Centro de Referência de Combate ao Racismo, a Secretaria Municipal de Participação e Parceria, por intermédio da Cone - Coordenadoria Especial dos Assuntos da População Negra, lança a cartilha "Como reconhecer e como lidar com o racismo em suas diversas formas".

O evento acontece no dia 19 de março, das 14 às 17 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Participação e Parceria, na Rua Libero Badaró, n° 119, térreo, com entrada gratuita.

Além do lançamento da cartilha, no mesmo horário, haverá uma palestra sobre os entraves jurídicos que permeiam a denúncia de racismo ou injúria racial, que será ministrada pelos advogados Hédio Silva Jr., presidente do CEERT - Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades, e Christiano Jorge Santos, vencedor do prêmio "Luta pela igualdade racial" entregue pela OAB/ Comissão do Negro e Assuntos Anti-discriminatórios em 2008.

Para o secretário Ricardo Montoro, a cartilha vem somar ao trabalho pioneiro de garantia de direitos e de combate a toda forma de preconceito que está sendo feito em São Paulo.

"Pela primeira vez, a cidade conta com um Centro de Referência de Combate ao Racismo, um local preparado para acolher e proteger vítimas de preconceito. Também é a primeira vez que a comunidade negra tem um conselho municipal a lhe representar na adminstração pública", afirma Montoro, lembrando da implantação do Conselho de Gestão da Cone, criado no papel em 1992, mas que somente em 2009 foi instalado.

O Centro de Referência foi inaugurado no dia 21 de março de 2009 para atender à população vítima de racismo, nesta data celebra-se o "Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial". O atendimento no Centro é feito por uma equipe de profissionais, que fazem desde o primeiro contato até o acompanhamento judicial, se for o caso. Pouco a pouco, o número de atendimentos tem crescido, mas ainda falta conscientização da população. Há, por exemplo, casos de patrões que não deixam seus empregados faltarem para ir fazer a denúncia ou mesmo dar seguimento a esta.

"Se por um lado contamos com um aparato legal que criminaliza toda e qualquer forma de discriminação racial, por outro vemos que é necessário um trabalho de conscientização, para que haja uma clara compreensão de que qualquer forma de racismo é desumana e cruel", sinaliza o secretário Montoro.

De maneira didática e de fácil leitura, a cartilha contém informações sobre as formas existentes de racismo, como perceber a discriminação e como agir nesses casos. A ideia da cartilha, que tem 19 páginas, é fruto de trabalho no Centro, tendo sido proposta pelos funcionários que perceberam que falta às pessoas informações sobre seus próprios direitos.


Tá na Mão:
O quê: Lançamento da cartilha "Como reconhecer e lidar com o racismo em suas diversas formas", com palestra de Hédio Silva Jr e de Christiano Jorge Santos sobre os entraves jurídicos na luta contra o racismo.
Quando: 19 de março, das 14 às 17 horas
Onde: Rua Líbero Badaró, 119. Auditório no Térreo
Site: Secretaria Municipal de Participação e Parceria: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/participacao_parceria/

Nenhum comentário: