Perigos modernos

Os golpes dos espertos estão sempre se atualizando

Anna Marina




Os contos do vigário de antigamente se transformaram em contos da carochinha atualmente. A cada novidade que a ciência moderna cria, os espertos imaginam logo uma maneira de fraudar o próximo. A internet, que deveria funcionar apenas para facilitar a vida, a comunicação e o trabalho, tornou-se veículo de divulgação de barbaridades que as mentes doentias conseguem inventar. Tenho verdadeiro terror de aceitar qualquer sugestão, que recebo diariamente, de participar disso e daquilo. Não consigo entender como as pessoas colocam suas vidas nesses programas de relações sociais. Só pode ser por falta total de companhia, medo da solidão e não sei mais o quê.

Se fizesse a relação de todas as mirabolantes fortunas que recebo por testamentos de gente que nunca vi e sei que não existe, daria umas boas páginas inteiras do Estado de Minas. Junto com esses doadores anônimos recebo avisos de protesto de duplicatas – que nunca assinei, pois tenho o antigo hábito de só comprar o que posso pagar na hora –, da necessidade de atualizar meus cartões de banco, disso, daquilo. Não sei como pode existir tanta gente desocupada neste mundo, o tempo todo tentando passar a perna em alguém. Outra coisa que não faço: comprar pela internet. Essas vendas tão modernas não me pegam nem de longe.

Esta semana, recebi de amiga minha informação que passo aos leitores. Ocorreu com pessoa de sua família e, por causa disso, merece todo crédito. Como o caso pode estar se repetindo por aí, passo adiante a informação:


“Ontem, ao entardecer, recebi uma ligação a cobrar. A pessoa se identificou como sendo da Telefônica, dizendo que meu telefone estava com linha cruzada e ela iria consertar. Estranhei a ligação, disse-lhe que a Telefônica não liga a cobrar. Ela insistiu para que discasse 21*0211581172839#. Não disquei e falei pelo 190 com a polícia. O policial disse-me que esta ligação é do Comando Vermelho, das penitenciárias do Rio de Janeiro. Esse número, se acionado, mais que um clone, é uma extensão de seu telefone.

A partir daí, eles ouvem tudo o que você fala. Se for interessante para eles, começam a ameaçar. Isso é sério e extremamente perigoso. Avisem todos os seus familiares e amigos, principalmente os mais idosos, empregadas, adolescentes. Enfim, aqueles que, sem maiores preocupações, possam cair nessa conversa. O próprio policial me pediu para divulgar isso. Inclusive, se conhecesse alguém da imprensa, solicitar para que eles também o fizessem, pois, infelizmente, o golpe faz vítimas em várias localidades. Outro aviso: não atenda ligação no celular do número (11) 9965-0000. Quem atende tem o celular clonado.”
##############



Nenhum comentário: