Um blog para discussão de temas pertinentes a Cena do Hip Hop em toda a sua abrangência como forma de Cultura e instrumento de luta e afirmação.
GRAFITE » Polêmica reacende na capital
“Muita gente ainda vê o grafite como pichação e vandalismo. Mas creio que o objetivo desses jovens era apenas melhorar o espaço e dar uma cara nova à pista de skate”Frederico Eustáquio Maciel.
Por: Clarisse Souza
Marcadores:
grafite,
Polêmica reacende na capital,
Projeto Guernica
Pichadores e grafiteiros
Episódio revela que cidadão está mais vigilante
Os jovens em questão foram liberados no mesmo dia, na expectativa de que tenham aprendido e servido de exemplo aos demais praticantes dessa arte popular a lição de que os espaços públicos não são de quem chegar primeiro, mas regulados conforme o interesse da coletividade. Estarão no lucro, eles e toda a cidade, com o amadurecimento da compreensão de que não se admite mais a confusão entre a criatividade das mensagens do grafite e a sujeira ofensiva da pichação.
Violência Sexual
Dicas aos pais e educadores em caso de abuso
http://www.em.com.br/app/infografico/2012/05/17/interna_infografico,345/violencia-sexual.shtml
Crianças encarceradas
Conheça a história de crianças que vivem encarceradas com as mães na cadeia
Elas vivem num mundo sem encantos, risos e estímulos; algumas nunca saíram da cadeia
O telefone de brinquedo anda surrado. Juju não se cansa de ligar para amigos que não possui. A todos – com a vozinha típica das crianças de quase 3 anos – relata sua situação: “Oi, tô presa”. Desde que nasceu, a pequena vive encarcerada, com sua mãe, na Penitenciária Feminina de Cariacica.
POR: VILMARA FERNANDES | VFERNANDES@REDEGAZETA.COM.BR
Marcadores:
Crianças encarceradas,
Penitenciária Feminina de Cariacica
PRÊMIO BOM EXEMPLO
Outras oito categorias já têm seus vencedores.Categorias Ciência, Cultura, Economia e desenvolvimento de Minas, Educação, Esportes, Inovação, Meio ambiente e Personalidade do ano já foram escolhidos pelo corpo de jurados do Prêmio Bom Exemplo deste ano.
E entre os Oito A Família de Rua leva o Prêmio de Cultura
Maioridade Penal: Menor pode ficar mais na cadeia do que adulto
Quase 90% dos infratores menores de idade, no Brasil, estão internados por furto, roubo e tráfico de drogas. Latrocidas são 1,2% do total de adolescentes nas instituições.
Situação se aplica a casos de roubo e até de homicídio
Por: Rondinelli Tomazelli
Marcadores:
Crime e castigo,
furto,
Latrocínio,
maioridade penal,
roubo,
tráfico de drogas
Auxílio-reclusão
É um benefício previdenciário polêmico e pouco conhecido: o auxílio-reclusão. Ele é concedido aos dependentes do segurado de baixa renda que esteja recolhido à prisão em regime fechado ou regime semi-aberto. O benefício não é pago à família do preso que esteja cumprindo pena no regime aberto ou que esteja em liberdade condicional.
Aumento de jovens envolvidos em crimes justifica redução da maioridade
“Hoje, o mundo é absolutamente permeado pela comunicação, por tecnologias avançadas, por estímulos intensos desde cedo e a gente percebe claramente que o desenvolvimento acelera também, ainda que a maturidade seja um processo longo, que pode durar uma vida inteira”, disse Kátia, vice-coordenadora do Departamento de Ética e Psiquiatria Legal da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
Por: Agência Brasil
A violência racial no Brasil
O que há de comum entre um guerrilheiro vietcong em combate contra o exército norte-americano – o mais poderoso da Terra – na guerra do Vietnã, na década de 1960, e um jovem negro do Capão Redondo, periferia de São Paulo, hoje?
Por:Dojival Vieira
Todo camburão tem um pouco de navio negreiro”
Marcelo Yuka
Redução da idade penal: eficácia quase nula na diminuição de crimes
Todas as vezes que ocorre um crime provocando uma comoção nacional, as velhas vozes da intolerância e da vingança punitiva clamam por mais leis draconianas como lenitivo para diminuir a criminalidade violenta. Foi assim com a “criação” da lei de crimes hediondos, por exemplo. Pergunta: esse tipo de recrudescimento penal dá algum resultado? Resposta rápida e certeira: claro que não.
Maioridade penal e omissão
Se aprovada a redução da idade, os bandidos adultos passarão a induzir ao crime os jovens de 15 e 14 anos. Suponhamos que seja aprovada a redução da maioridade penal para 16 anos. Os bandidos adultos passarão a induzir ao crime jovens de 15 e 14 anos.
Por: Frei Betto
Marcadores:
índice de violência,
maioridade penal,
manipulados por adultos,
Omissão
Mapa 2.0
Cartografia colaborativa muda a forma de pensar e viver as cidades. Projeto aproxima público mineiro da arte do grafite
Por: Shirley Pacelli
Marcadores:
Bolinho e KC,
Grafite Bolinho,
Júlia Amaral,
Mapa 2.0,
Matheus Luiz Couto Alves,
Nilo Zack
ABORTO » Onde a vida começa?
Médicos que debatem a discriminalização do aborto se dividem entre o momento da concepção e o desenvolvimento do embrião. Questão esbarra em ética, moral e religião
Por: Luciane Evans
Marcadores:
embrião,
ética,
moral,
Onde a vida começa?,
religião,
Saúde da Mulher aborto
ABORTO » Marcas de uma escolha
Depressão, transtorno bipolar e culpa são alguns dos transtornos emocionais vividos por mulheres que interrompem uma gravidez. Se não têm apoio psicológico, elas podem buscar consolo no álcool e outras drogas, dizem especialistas
Por: Luciane Evans
Marcadores:
Marcas de uma escolha,
Saúde da Mulher aborto
Perseguido pela polícia nos anos 90, grupo de rap Consciência Humana retorna com novo CD
“Enquanto tiver injustiça e violência policial, a gente vai tá lá, tio. No dia que isso daí acabar, a gente para de falar disso.”
Primeiro sucesso musical, baseado em fatos reais, menciona nomes de militares bastante conhecidos em bairros periféricos. Postura intransigente do grupo e repercussão das denúncias gerou perseguições e ameaças.
Por: José Francisco
Marcadores:
Consciência Humana,
Hip Hop,
Música,
Rota,
São Mateus
Do morro para o mundo
Flávio Renegado celebra carreira de sucesso
Rapper mineiro planeja gravação de disco ao vivo e faz contagem regressiva para participar, em setembro, do festival Rock in Rio
Por: Ailton Magioli
Marcadores:
Alto Vera Cruz,
Do morro para o mundo,
Flavio Renegado,
Palco Sunset,
Rock in Rio
Dignidade da pessoa humana
O entendimento do princípio da dignidade da pessoa humana é que é dever do Estado. E o cumprimento do princípio deve ser reivindicado pela sociedade, pois tais direitos se encontram positivados na Constituição Federal de 1988.
Natália Juliana Garcia – 4º período de direito DA Universidade de Uberaba (Uniube)
Grafite invade sala de aula
Assinar:
Postagens (Atom)