Greves no ABC de 79 a 80 - Filme Será Relançado



Em 1979, a greve dos metalúrgicos interrompe a produção das fábricas do ABC, na Grande São Paulo. A intervenção do governo federal tenta derrubar o movimento, mas em 1980 outra greve surge. A repressão policial é a alternativa encontrada pelo governo militar para dizimar a greve. Os diretores do sindicato são presos e processados. Hoje, algumas dessas pessoas ocupam cargos importantes no governo, inclusive o da Presidência da República.


Essa é a história contada no documentário Linha de Montagem, do cineasta Renato Tapajós, produzido em 79/80, pela produtora Tapiri Cinematográfica, e lançado nos cinemas em 1983. O longa-metragem foi restaurado e será relançado no festival "É Tudo Verdade", no próximo dia 29 de março, no Rio de Janeiro, e no dia 2 de abril, em São Paulo. Após essas exibições haverá um debate com Tapajós. No dia 4 de abril, haverá ainda uma outra exibição em São Paulo, mas sem debate.

Inicialmente filmado em 16mm, o filme recebeu verba da Petrobras e passou por um processo de restauração digital, que resultou em novas cópias em 35mm. O lançamento no É Tudo Verdade será a primeira exibição pública 25 anos após o lançamento original.

Segundo Tapajós, o documentário retrata um período importante na história do país. “O filme mostra mais do que a transição da ditadura para a democracia. Mostra, sobretudo, o surgimento de forças e personagens que iriam ser determinantes pelas décadas seguintes”, diz o diretor.

E ainda completa: “o quê nasceu em São Bernardo em 79/80 chegou a Brasília nas eleições de 2002. O filme flagra esse nascimento, registra o momento em que as novas forças estão sendo criadas”.

O diretor está negociando com distribuidoras o lançamento em salas de cinema e em DVD.

O DVD terá extras composto por entrevista com Tapajós, além de um bate-papo entre o diretor, o diretor de fotografia Zetas Malzoni e o montador Roberto Gervitz e ainda um especial sobre o processo de restauração.

Serviço

Exibição no Rio de Janeiro:

Dia 29 de março, às 20h, no Instituto Moreira Sales, localizado na Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea.

Exibição em São Paulo:

Dia 02 de abril, às 19h, na Cinemateca Brasileira, localizada no Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino.

Dia 04 de abril, às 17h, no Centro Cultural Banco do Brasil, localizado na Rua Álvares Penteado, 112, Centro.

A exibição é gratuita e aberta ao público. Chegar com uma hora de antecedência para retirar ingresso.

Ficha técnica

Linha de Montagem

Gênero: documentário
Formato: 35 mm
Duração: 90 minutos
Ano de produção: 1979/1980
Ano do lançamento original: 1983
Ano de relançamento: 2008
Direção: Renato Tapajós
Direção de fotografia e Câmera: Zetas Malzoni
Música: Chico Buarque de Hollanda
Montagem: Roberto Gervitz
Narração: Othon Bastos


Nenhum comentário: