O Hip Hop Está Mudando o Brasil

Jussara Cony: O hip-hop está mudando o Brasil


por Especial Hip-Hop*

Pronunciamento da Deputada Jussara Cony na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul.


Jussara Cony, há tribuna durante econtro da Nação-RS
Venho à tribuna para fazer o registro de um momento histórico que vivenciamos no Teatro Dante Barone no último domingo. Refiro-me ao protagonismo político de uma parcela destacada da juventude brasileira.

Numa parceria importante desta Casa, participei do lançamento estadual da Nação Hip -Hop Brasil, representando o presidente desta Assembléia Legislativa, deputado Fernando Záchia.


Aproveito a oportunidade para registrar a valiosa presença de Marcelo Buraco, da direção nacional da Nação Hip-Hop Brasil, aqui representando o Aliado G, coordenador nacional desse movimento. A coordenação da Nação Hip-Hop Brasil enviou uma carta a este Poder Legislativo agradecendo ao presidente da Assembléia Legislativa essa importante parceria.

O hip-hop está mudando o Brasil. O lançamento oficial do evento foi feito com cultura, arte e muita luta, numa programação destacada e num enfrentamento a novos desafios.

Destaca-se a organização de uma ampla rede no Rio Grande do Sul do movimento hip hop brasileiro, no realce da sua originalidade. O hip hop tem agora a cara da juventude gaúcha, da nossa cultura, dando o recado por meio da socialização da sua história. Trata-se de uma luta intensa para garantir as conquistas da juventude. É esse um grande salto de organização de um movimento que fala pela maioria urbana.

O evento teve atividades culturais importantes, incluindo performance de danças com o grupo B-Boys.


A abertura oficial foi feita pelo Brother Neni, convidado pela Nação Hip Hop do Rio Grande do Sul. Um dos maiores nomes da black music, Brother Neni está há oito anos na Rádio Metropolitana com uma programação importantíssima, que dá uma contribuição valiosa à nossa cultura.


Com a representação de Agnaldo Camargo, o Mano Oxis, que foi eleito coordenador da Nação Hip Hop do Rio Grande do Sul, e de tantos outros homens e mulheres jovens, o movimento hip hop faz sua participação por meio da dança, da música e das artes plásticas realizadas na rua. Com sua maneira de denunciar todas as formas de exclusão, ele tem buscado construir uma nova nação.


O ato de lançamento da Nação Hip Hop Brasil no Rio Grande do Sul constituiu um momento extremamente importante, de forte expressão dessa cultura. A aglutinação dos jovens dá ao hip hop um caráter estratégico de movimento de massas, o qual não está descaracterizado em sua essência cultural e representa, hoje, o principal canal de manifestação da juventude brasileira urbana, que é protagonista, também, das lutas e dos avanços da sociedade brasileira.


Nesse domingo, no Teatro Dante Barone, da Assembléia Legislativa, estavam aqueles que, com sua resistência, revelam ser um importante canal de expressão da juventude excluída pelo sistema capitalista, da juventude da periferia, que se expressa através de suas próprias formas de organização e derruba preconceitos, sabendo que, quando o povo se une, as ações dão certo.


Aqui estava, deputado Edson Portilho - V. Exa., que é um grande companheiro na luta dos negros por seus direitos -, a nação que se transformou em um núcleo de pensamento da periferia brasileira, essa periferia que constitui a universidade das ruas e que traz adicionada ao seu currículo a cultura hip hop, o quinto elemento, que é o pensar e o saber do nosso povo.


Aqueles jovens estavam aqui para educar, para formar consciências, e não para serem amansados ou se venderem. Eles estavam aqui com sua palavra, seu gesto, seu traço e seu pensamento; estavam aqui com sua alma e sua arte, a arte de quem quer saber quem é e para que está aqui, de quem está na rua e na luta para que a conquista do poder sirva não para dominar, mas para transformar, para mudar o mundo.


Como dizem os manos e manas da Nação Hip Hop, aqueles jovens estavam aqui na busca de um mundo na batida da igualdade, do desenvolvimento e da paz.


O evento representou um momento alto e histórico também para esta Assembléia Legislativa, que aglutinou pessoas e estabeleceu parceria com um importante segmento do nosso povo: a juventude da periferia urbana do País, a qual, juntamente com amplos setores, transformará este mundo e este Brasil.

Jussara Cony é Deputada do PCdoB/RS, pronunciamento feito na tribuna da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, na 44ª sessão ordinária - de 30 de maio de 2006.

Nenhum comentário: