Adorei esta pergunta feita em um comentário sobre a legalização do uso de maconha na argentina:
"Como pode ser legal usar maconha e ao mesmo tempo ser ilegal vender?"
Mas a resposta é simples lucro, lucram na venda, lucram no preço por ser ilegal, lucram nas armas que a contradição gera.
O problema do vício com drogas (e qualquer outro vício) não é o problema de polícia. Caso o vício, seja do que for, traga violência ou outro tipo de comportamento anti-social ai sim é um caso de polícia. Ou seja, a única ação necessária ao viciado, é a ajuda, caso se torne violento e isto é válido também para não viciados é polícia. É necessário prevenir o uso dificultando o consumo com restrições de locais, campanhas e medidas punitivas principalmente financeiras.

No caso dos traficantes (incluindo os de armas que se alimentam da falsa guerra contra as drogas) é a legalização total com o máximo de restrições que possam dificultar o comércio e o consumo.

Ninguém merece a violência no lugar do real combate as drogas, mas todos sabem que as drogas só movimentam a economia mundial se ilegal, caso contrário se tornará lucrativa apenas como a cachaça que é uma droga pesada legalizada.