NO CLUBE DO BALANÇO


foto_4c3bad7b672479bc9d67395cc0a8ca29Pérolas do gueto Documentário prova a força do soul em BH. Lançamento será esta noite, no Sesc Palladium
Por: Walter Sebastião

IM000387.JPG
Mestre Tito, Donn Adenauer, Conrad Brown e Lord Tuca formam o grupo The Brother Soul
Como Belo Horizonte faz para ter um monte de James Browns? A pergunta, feita em tom de surpresa, foi ouvida pela antropóloga Clarice Libânio ao mostrar a músicos norte-americanos seu documentário sobre os mineiros do grupo The Brother Soul. “Eles criaram algo que não existe em nenhum lugar do mundo”, frisa a pesquisadora. A partir de elementos das performances do Papa do Soul, eles inventaram uma arte singular, o que gerou inclusive várias outras manifestações com o mesmo perfil. O documentário e o livro Irmãos de alma, que narram os 30 anos dessa história, serão lançados hoje, às 20h, no Cine Sesc Palladium.
Pérolas do gueto 2

Clarice Libânio

The Brother Soul é formado por Mestre Tito, Conrad Brown, Lord Tuca e Donn Adenauer. O grupo nasceu em concursos de dança promovidos pelo Baile da Saudade. No início eram nove pessoas, “todas acima dos 40 anos”, conta Tito. Uma turma que gostava de black music desde os anos 1970 e se reunia em pequenos clubes, como o Máscara Negra, no Centro de Belo Horizonte. “O pessoal foi casando, virando evangélico, abandonando a dança, e só ficamos nós quatro”, resume Mestre Tito. “Nunca pensamos em parar.”
O quarteto soma mais de 1.000 apresentações pelo Brasil, participação em show de Fernanda Abreu, programa de Regina Casé, projeto Vozes do Morro e aniversário da Cidade de Deus (RJ). O documentário ressalta essa trajetória, deixando um legado para as novas gerações. “Mostramos que a dança pode ser instrumento de transformação. Ela deixa a alma leve, descarrega a raiva, traz prazer profundo”, reforça Mestre Tito, acrescentando que um aspecto importante é que o grupo desenvolve ações sociais.
Pérolas do gueto 1
O livro-DVD de Clarice Libânio é resultado de um ano acompanhando o The Brother Soul. A autora já publicou o Guia cultural das vilas e favelas e já realizou o documentário Iracema, mãe sertaneja. “O filme coloca a questão da visibilidade, com imagem e som, aproximando do sujeito. São linguagens que se complementam, que oferecem mais possibilidade de compreensão, afastando um pouco o subjetivismo e levando as situações para contexto que é muito enriquecedor”, observa Clarice.
IRMÃOS DE ALMA
Lançamento do livro e documentário
de Clarice Libânio. Hoje, às 20h,
no Cine Sesc Palladium (Av. Augusto de Lima, 420, Centro). Entrada franca. As senhas
devem ser retiradas uma hora antes do
evento. Informações: (31) 3279-1500.
################################################################################################################################
Doação de Sangue 06 - Cópiaassinatura_hemominas

Nenhum comentário: