DBS : Na Zona Oeste, o Rap é Referente

DBS: Na zona oeste, o rap é referente

Tenho três irmão, Jonatam o mais novo, eu o do meio e custodio o mais velho. O meu irmão mais novo foi o primeiro a ser preso por tráfico. Meu irmão mais velho o segundo, em uma família de três filhos. Dois tinham sido preso por tráfico. É louco! Aprendi a fazer do seu ambiente a primeira classe.


DBS - Darci Braga de Souza

Comecei a escrever minha primeira letra em 1993, expirado pelo segundo álbum do Racionais Mc´s . Quando ouvi o Edy Rock: “Não sabe de cor o próprio RG. Em Negro Limitado...” Uma semana depois tinha decorado o meu RG. Decorava as letras, cantava no recreio. Sabia Racionais de ponta a ponta. Como as letras eram grandes eu era rei. O mesmo para um roqueiro da época que soubesse Faroeste Caboclo do Legião Urbana, dava um Ibope.

Outro álbum que me influenciou nas primeiras letras foi o Sub-raça do Cambio Negro. Sem dúvida esta entre os 10 maiores álbuns de todos os tempo. X sem Ana, Sub-raça,... , foda! X e DJ Jamaica fizeram um clássico. Meu primo Marcelo que me apresentou esse álbum, foda, muito Foda!

1994 já tinha minha primeira letra “Na zona oeste o rap é referente” este era o nome da música e o refrão, entrava então a colagem do Cambio Negro “Na Nossa Quebrada a Parada é Mais Quente”. Mas para o meu azar o Comando DMC tinha estourado e uma de suas músicas tinha o refrão Na Zona Sul, na Zona Sul é Assim e a colagem, adivinha. Na nossa quebrada a parada é mais quente.

Ai os caras pesaram na minha:
- Vixi! Apaga isso. O som é muito ruim tão achando que você copia a idéia do refrão dús caras...

Foda!... Logo na primeira letra, que zica! Mas ai veio outras, e a primeira apresentação Air Contry e quem comandava a festa era o DJ Negro Rico. Me colocou no palco profissional pela primeira vez. Cinco anos depois me apresentou para RZO, onde teria a maior chance da minha carreira.

Mas antes disso perdi meu trampo, e você sabe como é perder um trampo? A coroa fica em depressão, parece que elas vê em você uma esperança. Saí do trampo, catei o dinheiro e investi em um noivado com uma mina que estava uns 4 anos, isso foi em março de 1997. Em outubro acabou o noivado, agora sem trampo e sem mulher, (risos), sem dinheiro... Ai foi louco! Um mês depois ela estava na minha rua aprendendo a dirigir com seu novo namorado um Gol Bola na época Gol Bola era foda!

Lá estava eu cantando rap em um barraco de três comodos no Velosão. Desempregado, montei uma cobertura e coloquei meu playstation pra trampa pra min. Alugava a tv e o vídeo-game por hora. Esse foi meu segundo empreendimento. Até o final do ano, eu já estava com três televisão um Sega Saturno, um Nitendo 64 e o Playstation.

Não sei se me senti por baixo porque minha ex-mina estava de carona em Gol Bola. Vendi tudo e comprei uma moto, uma DT 180. Nossa! Dois tempo, mó fumaceira, mas agora estava montado.

1998 de DT, fazendo uns trampos de segurança, depois de uns três tombos alguns pontos e uma queimadura na batata da perna. Lá estava eu de DT no ensaio da escola de samba Arco Íris aqui da quebrada. Vejo uma colega de escola que agora era a rainha da bateria. No fim do ensaio, ofereço uma carona, saio a milhão. Inocêncio, umas 23:00 conversando confesso meio empolgado,..., de repente! Um Uno vixi, sai do nada a mina voa. Não vejo nada, ao abrir os olhos o vidro do Uno arregaçado! A Mina em cima, não se mexia. Meu Deus! O dono do Uno desesperado. 1998 agora sem moto, mas graça a Deus todos vivos. A Mina não participou do Carnaval naquele ano...

Era só o começo do ano, tinha ainda o fim do grupo de vez. Com a saída do Isarael, meu parceiro Isarael se um dia tivesse um sócio e se um dia tive um irmão leal. Ele se chama Isarael. O Rap Factor Dee tava saindo tinha se convertido agora era um cristão. Aí eu desabei, parei com tudo. Dei um tempo, já tava correndo desde 93, quando escrevi minha primeira letra. Mudei o significado do nome DBS - Darci Braga de Souza, para DBS - Dinastia Black Social. Nestes seis anos teve a entrada e saída de muitos integrantes, foram mais de sete formações. Sempre eu e Isarael, mas quando ele se converteu, fudeu.


CD Pirata do RZO

Um dia conversando na frente da escola, chega o DJ Negro Rico colado no vidro do seu carro um adesivo louco do RZO.
- Salve DJ!
- Salve gordinho - Falou que estava no RZO - Vou te levar em um ensaio, firmeza!?

Negro Rico é uma das pessoas que mais acredita no rap na cidade de Carapicuíba. E assim cumpriu, me levou no ensaio que rolavam na casa do grupo Cartel ZO. Ali que Helião ouviu minha rima e pediu pra que eu voltasse em outros ensaios. Não me lembro porque o motivo mas não pude comparecer...

O Tempo passou saiu o esperado Todos São Manos, foi uma febre na época. Fui pagar umas conta de luz pra minha cunhada. Comprei o RZO no camelô, um piratinha. Voltando, trombei o DJ Anderson Franja que colava na banca dos caras.
- E ai negão!
- Salve Anderson!
- Irmão tô indo na casa do Helio. Vamos comigo? Eu pago a sua.

Lá estava eu com CD do RZO pirata no bolso, na casa do Helião do RZO. Ele tinha varias caixa de CD na sala e deu um de presente pra min e outro pro Franja. Fiquei com vergonha e nem falei do CD pirata, ficou no bolso. Fizemos um role louco com o Helio na cidade. Cheguei em casa com dois CDs, um original e o piratinha. Tava até querendo negociar o pirata com outro lá na banca...

A primeira coisa que fiz ao colocar o CD para tocar foi escrever e decorar a parte do Edy Rock que fazia a participação na música A Lei. Escrevi e decorei só a parte dele, lá na frente se vai entender como Deus é Louco só a Parte do Edy Rock...

O Tempo passou, em umas daquela fases sem dinheiro, já indo para dois anos sem emprego. Resolvi pedir uma força para o Helião, os caras faziam shows, eu poderia ajudar como houlder, ajudar a montar os toca discos, sei lá. Talvez Helião nem se lembre disso, mas eu lembro. Ele me falou:
- Você é rimador, se um dia você estiver no RZO, ou qualquer lugar comigo. Vai ser como rimador. Eu não tenho estrutura para ajudar mais Deus tem.

Lembro como se fosse hoje. Eu deitado ouvi palmas no portão, abrir a porta. Era o irmão do Mauricio do Ponto Negro um grupo que Helião ajudava, sobrinho do Natanael Valêncio. Disse que Helião queria falar comigo. Faziam uns três mêses da nossa última conversa.

Lá estava eu em Piritiuba na época já com Helião, Sandrão Negro Útil, Sabotage, Negra Lee ,e Marrom. Helião explicou que o Ponto Negro precisava de uma força, havia saída alguns integrantes.
- Com certeza Helio, estou ai pra aprender e somar.

Não sei o motivo, depois de alguns meses o pessoal do Ponto Negro saiu da banca. Helião me convidou a permanecer, era a primeira grande chance da minha vida, não sabia como viria.

Infelizmente ela veio em um dia triste. Já tava ensaiando algum tempo mais não colava no shows. O Sandrão falou que eu iria acompanhar a banca em um show Internacional no Palmeiras, a principal atração era o Das EFX. Na semana do show infelizmente a mãe do Helião veio a falecer, o Helio ficou muito mal. Eram dois show no final de semana, o do Palmeiras e outro no Clube da Cidade. Foi no Palmeiras que Vi SNJ pela primeira vez. Mundo da Lua, ali percebi que Rap Nacional estava realmente em outro nível.

Fizemos o show do Palmeiras o Rapin Hood também participou. Fomos para o Clube da Cidade o Helião estava muito emocionado devido a perca da sua coroa e decidiram que ele não participaria. Naquele momento da ausência do Helião o Sandrão perguntava:
Quem canta aquela parte do Helião?
- Eu, canto Sou Negão – Dizia o Rood, dividindo participação com o RZO.
- Tá e você DBS não canta nada? – Perguntou Sandrão.
- Sei a parte do Edy Rock na música A Lei.
Ali surgia a minha primeira oportunidade, realmente na é por acaso. E foi com essa interpretação que DBS foi apresentado ao Rap Nacional pela Família RZO.

Após três anos desempregado tive a chance de trabalhar como office-boy em um banco da onde juntei dinheiro para bancar meu primeiro álbum O Clã Da Vila.
Nós não temos direito de fica parado com medo. Ele é natural, mas deve ser vencido, e só se vence com ação, trabalho e diciplina.

Negoooooo!

DBS é MC líder do grupo DBS & a Quadrilha.



Um comentário:

Anônimo disse...

É, vc correu atrás e tá aí !
Só posso dizer, Parabéns !
E segue a rima, véi !
Paz.
JFernando