Nação Hip Hop Brasil Lança Campanha Vote Aos 16



Um estúdio, uma batida, três versos, dois MCs e a participação especial do Nuno Mendes, apresentador do Espaço Rap, da rádio 105fm. Toda essa “confusão” no estúdio do DJ Nenê em Pirituba, zona oeste da capital paulista, teve como propósito gravar o jingle da campanha da Nação Hip Hop Brasil para incentivar a molecada a tirar o título aos 16 anos. Em um clima bem descontraído, a gravação ocorreu no dia 16 de abril.


Os dois MCs citados não exercem apenas essas funções, aliás, são muitas ao mesmo tempo. Mano Oráculo é presidente estadual da Nação Hip Hop Brasil-SP e Solo é secretário estadual de organização da entidade.

Nuno Mendes conta o por que resolveu participar da campanha do voto aos 16. “Para mim é motivo de orgulho e satisfação participar de uma campanha desse tipo, principalmente levando em consideração que eu sou um jovem que já ultrapassou a barreira dos 40”, diverte-se.

“Brincadeira à parte, o público alvo do meu trabalho está concentrado na faixa etária que parte, principalmente, dos 15 anos de idade, então essa campanha da Nação Hip Hop Brasil é uma maneira de potencializar o grande poder dessa galera. Ou será que alguém duvida que, caso pelo menos 50% dos jovens com idade entre 16 e 17 anos tomassem a iniciativa de exercer o direito do voto, desequilibrariam ou definiriam qualquer disputa eleitoral?”, argumenta.

DJ Nenê arrumou um tempinho na sua agenda para ajudar a rapaziada a gravar o jingle e manda seu recado: “O jovem tem que votar mesmo, quem sabe um dia desses o Brasil não muda... para melhor é claro”.

A campanha

A campanha da Nação Hip Hop Brasil pelo voto aos 16 será lançada em pelo menos 20 estados brasileiros.

“Como estamos em ano eleitoral discussões políticas são freqüentes em todos os lugares, e a molecada precisa participar desse processo, entrar nessa discussão, apresentar suas idéias e escolher o rumo de sua cidade nos próximos quatro anos. A Nação resolveu incentivar os jovens a tirar o título de eleitor aos 16 anos e utilizar desse direito conquistado”, ressalta Oráculo com satisfação.

Nuno Mendes completa: “a participação numa eleição, tendo a oportunidade de ajudar a escolher seus representantes, representa o ponto mais alto dentro desse conceito de cidadania”.

A política, querendo ou não, está presente em todos os momentos da vida cotidiana, seja em casa, no trabalho, na escola, nos relacionamentos pessoais, como define Nuno “política é a arte da negociação”. Para ele o jovem precisa aprender sobre política para não se ver vítima da politicagem, “entenda-se manipulação”.

Oráculo aborda uma questão interessante e que merece reflexão. “A Nação Hip Hop Brasil defende o voto aos 16 anos, mas não a cadeia aos 16, os jovens precisam tirar o seu título para votar e cobrar dessas autoridades melhoria para a comunidade para a cidade. Normalmente as pessoas votam e nem se recordam do nome do candidato que votou para sua cidade, para seu estado e para o Brasil'', reflete.

Ele também destaca a discussão sobre a redução da amioridade penal.

''Somos contra sim a maioridade penal, afinal o jovem precisa participar da vida e da luta cotidiana pra mudança da sociedade, isso vem como incentivo pra que as pessoas tenham mais compreensão do momento em que vivemos na América Latina e neste ano no Brasil. Em ano eleitoral ande a sociedade para pra discutir política e os rumos das suas cidades, sem dúvida nenhuma, vamos estar discutindo e debatendo com a população essa questão”, agrega.

“Queremos qualidade no ensino brasileiro, não cadeia, cela, presídio, desgraça na vida de um jovem. Queremos que tenha uma reforma habitacional urgente para as pessoas que estão em condições subumanas. Queremos mais emprego e diversas outras bandeiras que podem ser levantas. Na prática é participar desse momento que o Brasil vai passar e ajudar no máximo que essas ações se reflitam em melhoria para o povo”, finaliza.

Os jovens que completarão 16 anos até o dia 5 de outubro, e quiserem votar nas eleições municipais deste ano devem comparecer ao Cartório Eleitoral ao qual pertence a rua em que reside, munido de RG original (ou Certidão de Nascimento ou Casamento) e comprovante de endereço recente até o dia 7 de maio. O título é gratuito e impresso no momento da solicitação. Mais informações ligue para 148.

Clique aqui e ouça o jingle

Fonte: www.nacaohiphopbrasil.com.br


Nenhum comentário: