Vinicius Aguiari
do Agora
Quem não nasceu com vista para o sol precisa abrir janelas. Foi um pensamento como esse que motivou o jovem Leandro Roque de Oliveira, 24 anos, mais conhecido como o rapper Emicida, a correr atrás e abrir o seu site sobre cultura urbana, o Nóiz (www.noiz.com.br). Recentemente, ele também criou um perfil no Twitter. "Acho o serviço superinteressante, uma espécie de reality show em tempo real", diz.
Morador de Cachoeira, zona norte da cidade, "quase divisa com Guarulhos", segundo ele, o rapper diz que o projeto surgiu inspirado em fanzines estrangeiros. "No começo, eu queria fazer um lance impresso, mas era caro. Não queríamos uma edição hoje e outra daqui a um ano. A informação precisa circular. A solução encontrada foi a internet", diz o rapper.
Após fazer contato com alguns colaboradores que toparam a empreitada, Emicida elaborou um projeto e o apresentou ao programa VAI (Valorização de Iniciativas Culturais), da Prefeitura de São Paulo.
Aprovado e com uma verba de R$ 18 mil para investir em estrutura e equipamento, o Nóiz entrou no ar em agosto deste ano. Até hoje, soma cerca de 20 mil acessos. E está crescendo.
Além do auxílio dos colaboradores, que recebem uma ajuda de custo, o site é gerenciado pelo irmão de Emicida, Evandro Roque de Oliveira.
Antes de lançar o Nóiz, Emicida já sabia da importância da internet para a divulgação de trabalhos e ideias. Desde 2006, vídeos em que ele aparece duelando com outros rappers, em batalhas de MCs, bombam no YouTube.
Nos duelos, cada participante tem um tempo para improvisar seus versos. "Nessa época, eu não tinha nem internet na minha casa. Quem publicou os vídeos foi a galera que acompanha as batalhas."
* NÓIZ: Portal idealizado por Emicida, com notícias e entrevistas sobre cultura urbana
* TWITTER: Para acompanhar as andanças e a opinião do rapper sobre assuntos diversos
* MYSPACE: Com músicas, vídeos e a agenda atualizada do cantor
Nenhum comentário:
Postar um comentário