A quem interessa os massacres nas favelas?



A tristeza causada pelas vítimas inocentes na guerra que a Polícia trava com o crime organizado nas favelas do Rio de Janeiro bloqueia a análise da extraordinária gravidade do fenômeno, a partir de um ângulo essencial: a deterioração do Estado brasileiro.
Mas esta análise precisa ser feita, se se deseja, de fato, solucionar o problema do crime organizado.

Nas sociedades civilizadas, apenas o Estado pode exercer violência física contra as pessoas, desde que autorizado pela lei. Somente esse "monopólio da violência legal" - materialização da soberania do povo sobre todo o território nacional - assegura a prevenção e a repressão do crime.
É bem verdade que esse monopólio tem sido solapado pela existência aberta de seguranças particulares - uma anomalia que se instalou no país para garantir a segurança dos que têm meios para financiá-la.
Mas agora esse monopólio está seriamente ameaçado pelo poder de fogo dos grupos criminosos. Esse poder chegou a tal ponto que, na verdade, o crime organizado constitui o Estado em algumas partes do território nacional. Ele dá as ordens à população favelada e policiamento nesses lugares só por meio de operações militares.
Este problema não será resolvido nem ocultado com medidas de endurecimento da repressão ou aumento das prestações assistenciais à população das áreas sob controle do crime.
Somente uma transformação profunda na própria estrutura do Estado que fracassou no combate ao crime criará condições para extirpar o câncer.
As camadas sociais de rendas mais elevadas não querem nem ouvir falar em reestruturar o Estado que mantém seus privilégios e faz vista gorda para seus abusos. As camadas mais pobres não chegam a perceber a dimensão maior do problema e o mais que fazem - quando fazem - são protestos inócuos ou reivindicações de mais policiamento. Isto contribui apenas para prolongar a guerra.
A atual geração dos bem de vida - a que tem condições objetivas para gerar imediatamente um projeto de transformação desse Estado conivente com o crime - será cobrada pelo seu egoísmo e insensibilidade.

Tamanha insensibilidade nos leva a supor que uma batalha campal, como a que se travou nesta semana, não constitui uma ação destinada a acabar com o crime organizado, uma vez que nem sequer os policiais duvidam da impossibilidade de eliminá-lo dessa forma. Todos sabem que os doze traficantes mortos na batalha logo serão substituídos por outros.
Então por que se insiste?
A hipótese a ser analisada pelos que se dispõem a encarar o problema com seriedade é que essa extraordinária violência policial tem, na verdade, um conteúdo político: a sem cerimônia com que a Polícia mata inocentes nessas batalhas campais mostra aos favelados que eles serão massacrados se ousarem se rebelar contra a ordem estabelecida pelas camadas superiores da sociedade. A indiferença dessas camadas, cuja intervenção poderia por fim à impunidade dos policiais responsáveis por esses massacres, sanciona essa amedrontadora mensagem.
A guerra polícia-bandidagem não passa de uma forma primitiva e perversa de luta de classes e só por este ângulo poderá ser resolvida.
####################################################################################

 

Nenhum comentário: