Congadeiros prestam homenagens a Nossa Senhora do Rosário Imortalidade de Zumbi dos Palmares



Flávia Ayer


No mês da consciência negra, evento reafirma cultura dos escravos (Cristina Horta/EM/D.A Press)
No mês da consciência negra, evento reafirma cultura dos escravos

Com a espada da guarda, o capitão Damião dos Reis, de 43 anos, puxa o cortejo. É o apito que rege o canto de uma multidão, embalada pelos tambores, pandeiros, chocalhos e, principalmente, pela fé. Em honra à Nossa Senhora do Rosário, padroeira dos negros, o coro forte atravessa o Parque Roberto Burle Marx, no Bairro Barreiro de Cima, no Barreiro, e emociona mesmo quem não é devoto da santa. E, no mês da consciência negra, a passagem das guardas de congado, neste domingo, ganhou mais responsabilidades: reafirmar uma cultura criada pelos escravos e fortalecer a luta contra o preconceito racial.

Era dessa forma que ele recebia cada uma das dezenas de guardas que entravam na área verde. Depois do cortejo, que seguiu da Paróquia Cristo Redentor até o parque, houve levantamento de mastros, missa conga, dança do pau-de-fita e espetáculos teatrais, além do almoço típico das comemorações do congado. Uma festa recheada de um significado político. “Estamos comemorando também a imortalidade de Zumbi dos Palmares e trabalhando para reparar 500 anos dessa história de preconceito”, ressalta a gerente de programas sociais da regional Barreiro, Silvânia Cecília da Silva.

O 5º Encontro de Congadeiros reuniu cerca de 1,5 mil pessoas em uma das mais belas áreas verdes da cidade. Estavam presentes guardas de congo e moçambique, caboclos, marujadas e outros grupos que cultivam o louvor à Nossa Senhora do Rosário em Minas Gerais. Cada uma faz referência a um momento da aparição da santa. A presença dos filhos de Gandhi, bloco de afoxé da Bahia, marcou a interação entre as diversas vertentes da cultura afro. “Pregamos a paz e pedimos a aproximação de boas vibrações”, explica o coordenador do evento e filho de Gandhi, Jordano Acácio, com queimador de incenso em mãos na porta do parque.

Nenhum comentário: