Grupo Racionais MCs é inspiração para artistas


Alberto Pereira Jr.

Instituição do rap brasileiro há mais de 20 anos, o grupo Racionais MCs --formado por Mano Brown, Edy Rock, KL Jay e Ice Blue--, segue como referência unânime para artistas consagrados e iniciantes no rap. A banda é lembrada, inclusive, ao lado de influências estrangeiras, como Public Enemy.


"O Racionais foi e ainda é muito importante para o cenário do hip hop nacional. Serviu de exemplo para mim. As ideias e atitudes conscientes deles seguem repercutindo", diz o MC Sombra.

"Eles são um caso de sucesso, venderam 1 milhão cópias do disco 'Sobrevivendo no Inferno' [1997]. Isso de forma independente. Como fenômeno popular, só rivalizam com a Banda Calypso", fala Kamau, que acredita que o hit "Diário de um Detento" tenha despertado a curiosidade de um público que não era ligado ao rap para o gênero musical. O DJ KL Jay concorda. "'Diário', ganhou muitos prêmios e foi para o mundo."

O rapper Emicida não esconde seu lado tiete quando fala dos Racionais. "É o melhor grupo de rap do mundo. Eles criam e todos vão atrás. Saíram da periferia para cair no gosto dos brasileiros e do mundo. Ficaria muito feliz de tocar com a banda", diz ele, que já se apresentou com o DJ KL Jay.

Sem gravar um disco de inéditas desde 2002, quando lançou "Nada Como um Dia Após o Outro", o Racionais MCs prepara o repertório para um álbum no ano que vem. KL Jay faz mistério: "Vem novidade em 2010".

Nenhum comentário: