Projeto "Valores de Minas" expõe trabalhos de alunos

Divirta-se - Estado de Minas
aumentar fonte diminuir fonte imprimir
Pedro Motta/Esp.EM/D.A.Press
Aline Cristina pintou a cidade
A cidade é o tema da exposição de artes visuais do projeto Valores de Minas que será aberta nesta sexta-feira, 11, às 19h, no Espaço Mari’Stella Tristão. O evento reúne pinturas, esculturas, vídeo e lançamento de revista de histórias em quadrinhos criadas por cerca de 40 jovens alunos das oficinas oferecidas. “Com diversos meios, os trabalhos falam do ser humano e do lugar dele no mundo”, explica Marina Paulino Bylaardt, coordenadora da iniciativa.

Pesquisa teórica e plástica contou com a participação dos oficineiros. Eles viram obras de artistas de rua, leram textos (como Cidades invisíveis, de Italo Calvino) e fizeram entrevistas. O tema “quem é o cidadão comum?” gerou longa discussão. “A conclusão foi: todos nós. Independentemente de classe, de profissão ou de lugar de moradia”, conta Marina. A questão foi abordada poeticamente, sem conotação de protesto, ainda que certas obras registrem a violência.

“Os alunos estão mais donos da exposição; as obras trazem muito do universo deles”, observa a coordenadora. O projeto Valores de Minas seleciona garotos por meio das escolas. Depois de ter acesso a informações sobre várias linguagens artísticas, o aluno escolhe uma delas. No fim das atividades, um espetáculo reúne os participantes. No módulo profissionalizante, eles são treinados para se tornarem oficineiros e multiplicadores da proposta.

“Valores de Minas é programa social diferente, que promove mudanças na vida dos participantes”, explica Marina. De acordo com ela, as atividades trazem maturidade, melhoram a autoestima dos garotos e a convivência. “Como o próprio menino diz, ele deixa de se sentir à toa na vida”, conclui.

DESIGN TOTAL

Desde o início da semana, mostra de design se espalha por vários pontos de BH. Domingo, a partir do meio-dia, tem piquenique na rua Antônio Albuquerque, entre ruas Sergipe e Alagoas, na Savassi. Na verdade, trata-se de feira de pequenos produtores de design. A partir das 17h, haverá debate. A programação inclui exposições, que ficarão abertas até 5 de outubro: Lataiada, com acervo do Museu do Cotidiano e da Matiz Arte Objeto, no Café com Letras (Rua Antônio Albuquerque, 781, Savassi), e Padrões e texturas, da Nimbus (Gabriela Abdalla e Carol Marini), no Restaurante 2009 (Rua Levindo Lopes, 158). Informações: www.mostradedesign.com.br.

VALORES DE MINAS
Exposição de artes plásticas de participantes do projeto Valores de Minas. Abertura sexta-feira, às 19h, no Espaço Mari’Stella Tristão do Palácio das Artes, Avenida Afonso Pena, 1.537, Centro. Aberto às segundas, das 18h às 21h; de terça a sábado, das 9h30 às 21h; e aos domingos, das 16h às 21h. Até dia 19. Entrada franca.

Nenhum comentário: