Prêmio Hip Hop – edição PRETO GHÓEZ

Foi lançado no dia 29 de janeiro o 1º Edital do Prêmio Cultura Hip Hop 2010 – Edição Preto Ghóez. O lançamento ocorreu durante a realização do Fórum Social Mundial, em Porto Alegre.

O Edital homenageará o rapper, compositor e escritor e um dos principais líderes do movimento no Brasil, Preto Ghóez que faleceu em 2004. O ministro Juca Ferreira disse que o rapper conhecia, profundamente, a dimensão cultural do país: – “O Prêmio foi construído em parceria com os integrantes do movimento Hip Hop e o Preto Ghóez foi o primeiro a nos procurar para construirmos essa parceria”.

O Prêmio Hip Hop – Edição Preto Ghóez – conta com R$ 1,7 milhão, distribuídos entre cinco categorias e premiará 135 iniciativas culturais do segmento e será realizado pelo Ministério da Cultura (via Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural) em parceria com a Ação Educativa e o Instituto Empreender (DF).

As inscrições começam no dia 6 de abril.

“O Hip Hop é uma das principais manifestações culturais do Brasil”, afirmou o ministro. Segundo ele, com o edital, que será realizado pela Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural, o Ministério da Cultura reconhece a importância da produção cultural da juventude brasileira, principalmente, daquela que está na periferia. “Na realidade, o Hip Hop está em todo o Brasil, até na Amazônia e nas aldeias indígenas”, disse Ferreira.

Confira as categorias do prêmio:

Reconhecimento: Personalidades ou entidades importantes para o desenvolvimento da cultura Hip Hop;
Sócio-Educativa – Escola de Rua: Iniciativas que já existem e que visem a utilização dos elementos do hip hop em ações sócio-educativas, através de oficinas e arte-educadores.
Geração de Renda: Iniciativas que visem a soluções que gerem renda. Por exemplo, distribuição de Cds e Dvds, oficina de moda, oficina de serigrafia, etc.
Difusão/Conhecimento (5° Elemento): Iniciativas que visem a realização de encontros, seminários ou painéis que reúnam atores do hip hop, ou à projetos que visem a produção de mídias para a difusão do hip hop. Por exemplo: jornais, fanzines, programas de rádios comunitárias, documentários, sítios de internet, etc.
Difusão Menções Honrosas: Valorizar as iniciativas que incorporem, associem, incentive o intercâmbio com outras formas artísticas à cultura hip hop, em particular das expressões culturais afrodescendentes.
Menção Honrosa – Inovação: Iniciativas socio-educativos que incorporam novos elementos à cultura de rua, além dos 4 elementos.
Menção Honrosa – Diáspora: Prêmio concebido a iniciativas que contribuam ativamente para a difusão/compreensão do significado da diáspora, por meio da difusão de informação ou a incorporação de outras formas artísticas negras à cultura hip hop.

Um comentário:

Natureza com Amor disse...

Dah hora o texto
parabéns Eustaquio, pelo seu trampo!
vc eh o cara!!!