Um blog para discussão de temas pertinentes a Cena do Hip Hop em toda a sua abrangência como forma de Cultura e instrumento de luta e afirmação.
O flagelo do “crack”: Filhos do vício
Já não há mais dúvida quanto à ferramenta para atacar esse flagelo com êxito. É a internação imediata e compulsória dos indivíduos consumidores, estejam onde estiverem, sejam maiores ou menores e sejam quem forem.
JOSÉ MARIA COUTO MOREIRA
Procurador do Estado
Marcadores:
Drogas e Violência Filhos do vício,
O flagelo do crack
O câncer e a ingestão de álcool
Quando ingerido em excesso, as consequências individuais e coletivas podem ser catastróficas. O abuso do álcool é a terceira causa de morte evitável, atrás apenas do tabagismo e da obesidade.
Leandro Ramos
Oncologista da Oncomed BH
Marcadores:
Saúde da Mulher O câncer e a ingestão de álcool
Anúncio e arte nos muros
PBH muda Código de Posturas e autoriza propaganda nos tapumes, em espaço dividido com obras artísticas
Por: Flávia Ayer
Marcadores:
Anúncio e arte nos muros,
Código de Posturas,
grafiteiros,
pincel,
spray,
Tapume
Meninos do Crack: Voltar no tempo
Salvo das drogas pelo hip-hop e pela literatura, Alessandro Buzo lança livro e estreia na TV
Com a palavra, o próprio Buzo, que escreveu no posfácio de seu novo livro: “Essa era minha sina, ser apenas mais um rapaz comum como tantos que existem nas quebradas. Mas o meu algo mais surgiu de onde poucos poderiam esperar: da cultura da literatura.”
Cuidado com a tatuagem de henna
Show de Criolo no Rio é disponibilizado para download gratuito
O rapper Criolo disponibilizou nesta terça-feira (19), em seu site oficial, o registro completo de seu show “Nó na Orelha ao Vivo”, ocorrido em 2012 no Circo Voador, no Rio.
Cartão de Natal de Banksy mostra muro de Israel no caminho da Sagrada Família
Um cartão de Natal pouco convencional está sendo compartilhado ao redor do mundo por milhares de pessoas nas redes sociais. A paisagem tradicional bíblica de José e Maria – que aparece montada em um burro – caminhando em direção à estrela de Belém, onde Jesus nasceria, não seria nada estranha se não fosse pelo extenso e alto muro que interrompe o seu caminho.
Marcadores:
Banksy,
Cartão de Natal,
Cartão de Natal de Banksy,
grafites,
muro de concreto,
stencils
Obras de grafiteiros brasileiros são leiloadas em Paris
Alguns dos traços mais característicos dos grafites presentes nas ruas e galerias de São Paulo estarão expostos até segunda-feira (18) em Paris.
Oito artistas brasileiros são convidados especiais da mostra “Graffiti: Tableaux de Maîtres”, ou “Grafite: Pinturas de Mestres”, que foi inaugurada nesta sexta-feira (15) na capital francesa.
Marcadores:
Grafite grafites,
muro de berlim,
nas ruas
Gestantes podem recorrer à Justiça para pedir auxílio financeiro ao pai da criança antes do parto
Direito pouco conhecido pelas mulheres é a garantia de alimentos gravídicos pagos pelo pai da criança para a gestante da concepção ao parto, o direito serve para custear as despesas durante a gestação, como com alimentos, vestuário, exames médicos, transporte e enxoval.
Marcadores:
auxílio financeiro,
Gestantes,
Saúde da Mulher alimentos gravídicos
Mulheres viram tela para grafiteiros.
Arte que antes só era vista em pontes e prédios abandonados, o grafite agora pode ser visto nos corpos femininos. Um site na Internet chamado “Shriiimp.com” exibe os trabalhos desenvolvidos por artistas que usam o corpo feminino como tela para desenvolverem suas obras. As tatuagens são temporárias, pois a tinta utilizada por esses grafiteiros é lavável. Veja algumas:
Marcadores:
Grafite grafiteiros,
Mulheres,
tatuagens temporárias
Arte na periferia – Poços de Caldas Flipoços
Palestras e atividades envolvendo hip-hop, literatura e artes visuais estão marcadas para 30 de abril, na terceira edição do Festival Literário de Poços de Caldas (Flipoços).
Feliz Ano Novo! De Novo?
Não
estranhe o titulo deste artigo; é provocativo e também a mais pura
verdade, o ano novo começa hoje dia 13 de Fevereiro de 2013, faço
questão de destacar o ano, pois o carnaval é uma festa religiosa da
seita católica apostólica romana e sua data é determinada pelo
calendário lunar adotado pelo vaticano há mais de 1000 anos.
Eus-R*
Eus-R*
Dinho Bento : De volta às primeiras pinturas
“Para começar, crio trabalhos totalmente escondidos, que acabam invertendo a lógica da visibilidade, muito importante para os artistas urbanos. Além disso, o formato dos suportes acaba me conduzindo para uma relação mais escultórica com o objeto, diferente do que acontece em muros e edifícios, por exemplo. Por fim, vale a pena chamar atenção para o fato de que, nos lugar de carros e buzinas, são os sons da natureza que embalam a criação desses trabalhos”
Por: DANIEL TOLEDO
Marcadores:
DINHO BENTO,
Grafite cupinzeiros abandonados,
Mariana,
Ouro Preto,
troncos velhos
DINHO BENTO: Grafite que se estende a áreas rurais e periféricas
“Enquanto a arte urbana ganha força, vamos descobrindo o que poderia ser uma arte rural. Foi dentro das cavernas, afinal, que toda essa história começou”
Por: DANIEL TOLEDO
Marcadores:
DINHO BENTO,
DINHO BENTO Grafite,
estende a áreas rurais,
periféricas
Arte urbana: A resistência das imagens
Memória. Estêncil materializa imagem por anos incorporada ao cotidiano de Belo Horizonte
Não é de hoje que Dereco Machado se inspira em acontecimentos urbanos para criar seus trabalhos em grafite e estêncil. Já em meados de 2008, quando andava a pleno vapor a duplicação da avenida Antônio Carlos, o artista organizou a ACZine, publicação em que documentou por meio de fotos, textos e registros de intervenções in loco a grande transformação sofrida pela cidade.
Por: DANIEL TOLEDO
Marcadores:
A resistência das imagens,
arte urbana,
Cidadão Comum,
Dereco
Vadiar é preciso. O resto é improviso
Homem de “mil profissões e 16 necessidades”. É como se define José Jacinto Neto, o Zé do Poço, de 57 anos, perfil que se encaixa perfeitamente no conceito da sétima edição do Festival de Verão da UFMG, que será promovido durante o carnaval em Belo Horizonte. De hoje a terça-feira, o público poderá curtir música, teatro, cinema, baile, palestras e oficinas sobre temas variados.
Historia do quarteirão do Soul
O projeto cultural conseguiu se estabelecer como um dos mais marcantes da cidade, congregando pessoas saudosas e jovens curiosos.
Fãs de soul dançam no que ficou conhecido como Quarteirão do Soul
Educação contra o preconceito racial
Preconceito é crime e não será cometido se o indivíduo tiver valores fortes e estruturados, como o respeito pelo outro e a noção da violação dos direitos de cada um. Como já dizia Bob Marley, “enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra”. E esse não é o país que queremos para os nossos filhos. Por esse motivo, cabe refletir sobre a importância de criarmos crianças brasileiras – de todas as raça – livres de qualquer tipo de preconceito.
Por: Athayde Motta Diretor do Fundo Baobá para Equidade Racial, mestre em antropologia pela Universidade do Texas em Austin (EUA)
Os jovens negros morrem e as mulheres negras também morrem
Já faz um tempo que o movimento negro vem colocando na pauta a discussão sobre o genocídio da juventude negra, criminalização da pobreza e a política de encarceramento em massa promovida em nosso país. Debate duro, difícil, mas que é preciso ser encarado, pois é a realidade de milhares de pessoas no Brasil, incluindo mulheres, sejam as mães daqueles que foram assassinados ou as jovens negras que sofrem com abortos ilegais e inseguros.
A violência contra jovens negros no Brasil
Direitos Humanos: Do Almirante Negro à mídia invasiva
Aqui já não cabe mais um Estado Democrático de Direito que não considere a resistências destes atabaques e agogôs; não se permitem Almirantes que não naveguem em mares quilombolas, nem uma imprensa que dê voz apenas a um lado das cotidianas histórias resultantes de um processo histórico de exclusão e marginalização.
Contra o racismo e em defesa da ancestralidade africana no Brasil
No dia 21 de janeiro de 2000, morria a Iyálorisa Gildásia dos Santos e Santos, vítima fatal da violência que incide sobre a ancestralidade africana no Brasil.Sua foto foi utilizada pelo jornal “Folha Universal”, edição nº 39, para ilustrar matéria com o título “Macumbeiros charlatões lesam o bolso e a vida dos clientes”, cujo conteúdo agredia violentamente as tradições de matriz africana, malevolamente mistificadas com práticas charlatãs. Com o choque, ela, que era hipertensa, sofreu um ataque cardíaco e faleceu.
Por: Silvany Euclênio
Abolição da escravatura e as igrejas evangélicas
Os primeiros protestantes chegaram ao Brasil ainda no período da escravidão. Era um grupo composto principalmente por defensores da escravidão, omissos, e poucos abolicionistas. No Geral os protestantes não tiveram um papel relevante na abolição da escravatura. Conhecer esse passado da Igreja Protestante no Brasil pode nos ajudar a entender a relação da Igreja Evangélica Brasileira com o negro: sua cumplicidade na escravidão, sua omissão no passado e no presente diante do racismo, e seu silêncio no púlpito com a temática negra.
Por Hernani Francisco da Silva
Assinar:
Postagens (Atom)