Festa de Nossa Senhora do Rosário (Mocambeiro)






A festa conta com a apresentação da Guarda de Nossa Senhora do Rosário e o Candomblé. Durante a festa ocorrem missas, novenas, procissões, coroação dos Reis Congos, levantamento dos mastros e no adro da igreja localizam-se as barracas. No domingo há apresentação das Guardas convidadas e o cumprimento de promessas, quando as pessoas juntamente com a Guarda circulam a igreja.
A festa de Nossa Senhora do Rosário, tem a duração de três dias, sendo no domingo, o segundo dia da festa, a apoteose do evento.

Na comunidade de Mocambeiro a festa, é muito importante para todos que participam de sua preparação, como reis e rainhas, capitães, dançantes, caixeiros e ajudantes. Durante todo o ano os envolvidos desempenham papéis para colaborar com a preparação da festa, arrecadam dinheiro, alimentos, consertam roupas dos integrantes da guarda, os andores com as imagens dos Santos, e nas proximidades da festa, todas as atenções são concentradas para os ajustes finais.

Durantes os dias em que ocorre a festa, acontecem vários movimentos: O levantamento do mastro, que contém a imagem de Nossa Senhora do Rosário e dos Santos de devoção da Irmandade; vários cortejos, tanto com a guarda anfitriã como com as guardas convidadas; a reza do Rosário; as visitas aos Reis e Rainhas e a realização da Missa Conga.

A Missa Conga é uma manifestação recente. Sempre houve missas nas festas de N.S. do Rosário, mas não existiam manifestações “afro” com tambores dentro das igrejas. Não se trata de uma missa com enfeite de congado e sim “uma celebração da memória da paixão de Cristo unida à memória da escravidão do povo negro”. A celebração impressiona e emociona muito quando, no início da missa, o Congado canta diante da porta fechada da igreja.

Festa de Nossa Senhora do Rosário (Matozinhos)




Pequena Capela construída na Praça Santa Cruz onde realiza-se a festa de Nossa Senhora do Rosário. É uma construção simples. Seu interior possui um altar e apenas dois bancos laterais.

Sua construção externa retrata uma tentativa de copiar o estilo das igrejinhas coloniais, com traços orientais, um corpo principal e uma torre sineira central, encimada por uma cruz, em sua frente, uma praça com bancos, jardins e canteiros laterais.

Jubileu






No evento acontece uma novena ao Senhor Bom Jesus, padroeiro da cidade, cujo dia é 14 de setembro.

No Domingo mais próximo ao dia 14 são realizadas missas campais e milhares de pessoas de todo o país comparecem para participarem da festa que acontece na Praça Bom Jesus e encerra-se com a Procissão Motorizada retratando quadros bíblicos.

Na Praça do Rosário ficam diversas barracas de roupas, acessórios, objetos, alimentação e parque de diversões.

""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""



Nenhum comentário: