O Guetto de Gladstone

O grupo Cultura do Guetto começou em 2006, fundado pelo coreógrafo Gladstone Navarro e alguns amigos. “A ideia era ensinar dança a quem não tinha nenhum contato com ela. Nossa missão era social, porque onde vivo rola muita coisa, enquanto jovens não contam com as oportunidades que tive de fazer arte”, afirma Gladstone.

Ele mora na Vila Nossa Senhora do Rosário, na região do Bairro Pompeia, na Zona Leste da capital. No princípio, o grupo reunia apenas rapazes daquela área, mas o trabalho cresceu, chamou a atenção e atraiu gente de vários pontos da cidade, sobretudo da periferia. Em 2007, foi montado o segundo elenco, também com dançarinas.


A turma se vira como pode. Sem patrocínio, seus integrantes se dedicam a outras profissões. O Cultura do Guetto só tem os fins de semana para ensaiar. E o faz sem parar, aos sábados e domingos.

Resultado: só este ano, a moçada venceu três festivais. Um em BH, outro no interior de São Paulo. Recentemente, os dançarinos trouxeram outra vitória para casa: o primeiro lugar no 10º Festival Internacional de Hip-hop, em Curitiba, evento com jurados estrangeiros. Venceram na categoria avançado (para bailarinos com mais de 17 anos). Disputaram com 80 grupos do Brasil, da Argentina e do Paraguai.

Ensaiar, dançar e vencer competições não é problema para o Cultura do Guetto. Difícil é conseguir patrocínio. Além do apoio da Incomodança, escola de dança de salão que cede espaço para os ensaios, os bailarinos usam a criatividade “Fazemos pedágio e dançamos no sinal, no meio da rua. É esse pessoal que contribui e ajuda a gente a viajar”, conta Gladstone.

É dessa maneira que o Cultura paga hotel, comida e transporte para participar de eventos em que possa competir e trocar experiência com outras trupes.

Se você topar com a moçada numa das ruas de BH, pode saber: a causa é justa. Mês que vem, a moçada segue para o 7º Festival Internacional de Dança de Cabo Frio, no Rio de Janeiro.
""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""

Nenhum comentário: