Gravidez na adolescência causas e consequências



Gravidez na adolescência causas e consequências

Um assunto muito polêmico que envolve muitos fatores de causas e consequências, a gravidez indesejada pode ser considerada como um problema que se reflete para o resto da vida, um fruto, uma nova vida, uma pessoa que está sendo gerada e que fará parte de você a partir da fertilização. Muitos fatores são considerados como causas da sexualidade precoce de muitas meninas, geralmente meninas mais novas se interessam por garotos mais velhos, acima dos dezoito anos, de fato elas amadurecem mais cedo que os homens, mas não o suficiente para ter conscientização sobre o que é a gravidez e como ela se reflete por toda a vida.
Muitos afirmam que a melhor fase da vida é a adolescência por ser um momento de descobertas e aventuras tudo o que geralmente os pais reprimem os adolescentes é porque já passaram pelo mesmo e se deram conta da experiência então o que eles não querem e proíbem que os filhos façam é porque já tomaram conhecimento ou por experiência própria. Nesta fase da vida o risco de gravidez é muito grande, pois a sexualidade é uma das descobertas do adolescente fazendo com que tudo seja uma verdadeira aventura sem limites e consciência. É muito complicado descrever o adolescente, mas é possível afirmar que é neste momento que a conscientização sobre tudo o que a vida nos oferece deve ser incentivada a melhor forma de aprender é sentindo na pele por isso palestras, depoimentos, responsáveis, pessoas que já passaram por alguma experiência mostrem para os jovens de hoje o que é certo e errado para que eles não criem uma idéia própria e acreditem que sabe o que é melhor para eles mesmo sendo algo imoral, ilegal ou ilícito.
A gravidez pode causar muitas reações e refletir de forma negativa na vida de uma jovem, mas não é um dos piores problemas, com a relação sexual precoce o risco de doenças sexualmente transmissíveis aumentam o que é mais preocupante do que gerar uma vida. As principais consequências que a jovem sofre por conta da gravidez precoce é a falta de oportunidades que deixará de ter, interrupção dos estudos, afastamento de convívio social, o que eu é muito importante nesta época da vida principalmente para o psicológico da jovem, insegurança psicológica e financeira, baixa auto-estima, estresse, ansiedade, aumento de peso, entre outros, mas por outro lado ensina que é uma das coisas mais maravilhosas para a maioria das mulheres é ser mãe, um ensinamento de vida que vão levar por muitos anos.
E neste assunto, qual seria a posição do Estado na formação da Cidadania? Neste caso, o indece crescente de jovens gravidas tem relação direta com o descaso dos governantes? será que há politicas públicas para esclarecer e prevenir os jovens no que se refere a Gravidez na Adolescência? Este descaso não é falta de Cidadania? Por que? O que está havendo?

Este espaço foi destinado a você, aluno(a), para colocar aqui sua opinião, suas criticas, seu comentário e quem sabe até uma sugestão para melhor auxiliar o jovem quanto a sua sexualidade. Será que a Escola cumpre seu papel de agente de informação?

Então, participem, você tem a libertdade de expor sua opinião, seja ela qual for Assista ao vídeo. e leia o texto abaixo. Contribua!!

Blog de jovem : (...)ser jovem é viver a vida sim, seja com responsabilidade ou não,mas sempre com muita intensidade, Gravidez na adolescência causas e consequênciasEducar é o ato de provocar nos(as) alunos(as) a busca pelo conhecimento através de uma relação de confiança, carinho e respeito, por isso, vê-las, tão meninas, gravidas causa uma mistura de sentimentos que não sei explicar. O fato é que a escola não pode se omitir quando as jovens alunas tornam-se meninas-mães.
A gravidez na adolescência é uma constante na rotina escolar; e se acreditamos que é reflexo da desinformação, então a escola é que está desinformada pois informadas elas são ou será que não? afinal, estão numa sociedade globalizada onde estes assuntos circulam em vários meios de comunicação. Por que, então, da gravidez prematura? Meninas inteligentes, com potencial para tornarem-se brilhantes profissionais. Este sonho todo é drásticamente interropido.
Chega a preocupação que nos faz refletir, que tipo de mães serão? Terá uma adolescente a estrutura suficiente para educar, ensinar valores, princípios morais, objetivos, regras e até perspectivas?
Lembremos
“…o mundo que nós vamos deixar para os nossos filhos depende muito do tipo de filho que nós vamos deixar para o mundo…” Mário Sergio Cortello
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»



Nenhum comentário: