Canção na Delegacia a Verdade e o Rap

No começo desta semana Belo Horizonte, cuja administração pública vem se notabilizando por sua alergia ao povo, presenciou mais um evento que envergonhou a cidade nascida com a República. Em um evento (Palco Hip-Hop) que faz parte de uma ação da própria prefeitura, o Festival de Arte Negra, o rapper Emicida foi detido e levado à delegacia por desacato à autoridade.
O crime: uma canção (Dedo na ferida) e o discurso dirigido à plateia contra a ação da polícia na desocupação das áreas do Pinheirinho (em São José dos Campos, São Paulo), e da ocupação Eliana Silva, no Barreiro (mesma região onde se realizava o show), em BH.

Emicida manifestou com veemência sua discordância da ação policial na desocupação das áreas, incitando o público a deixar claro que também não concordava com a forma como foi feita. No boletim de ocorrência que foi apresentado a ele na delegacia sua fala foi deturpada, o que fez com que ele se negasse a assinar o documento. O rapper é conhecido no meio artístico por sua atitude serena e pelo discurso forte. Diferentemente dos artistas do gênero nos EUA, não faz a linha gangsta, mas assume a vertente que fez história na cultura popular brasileira e deu origem ao que hoje chamamos de MPB. Chico Buarque, quando falou do fim da canção, fez referência a essa nova voz que vem das periferias e que aponta outro papel para a arte e cidadania.
...........

A ocupação Eliana Silva tinha 350 famílias cadastradas em programas de moradia, se instalou numa área devoluta (se era pública e de preservação, era patente a incúria da PBH), de forma pacífica e ordenada. Ao cumprir a reintegração de posse, a Polícia Militar obedecia a ordem judicial, mas o fazia contra a outra ordem também constitucional, que determina a função social da propriedade. A indignação de Emicida, que é a de milhares de pessoas da cidade, precisa ser considerada por quem é responsável pelo problema de moradia na cidade e por quem sentencia contra os sem-teto.
###################################################################################


Nenhum comentário: