Crimes contra as crianças

Violência contra menores ocorre em casa


Nos últimos três anos, 65,1% das 5.802 denúncias de crimes contra crianças e adolescentes em Minas Gerais ocorreram em casa, segundo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). A violência familiar no Estado pode ser ainda maior, já que muitas pessoas não denunciam esse tipo de crime.

"É cultural que os crimes aconteçam dentro da própria família. Na realidade, os números da violência são muito maiores do que os apresentados nos dados oficiais, porque parte da sociedade entende que as agressões são fundamentais para a educação dos filhos", afirmou a promotora de Justiça da Infância e Juventude Cível de Belo Horizonte Maria de Lurdes Rodrigues.
.

Para ela, as pessoas precisam entender que a agressão física contra os filhos pode levar os pais à cadeia. A pena é de, no mínimo, seis meses de prisão. "A violência pode causar prejuízos irreparáveis. Se uma pessoa é responsável por isso, não importa quem seja, será punida se denunciada", lembra.
.

Ontem foi o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração de Crianças. Para marcar a data, logo cedo, funcionários da Sedese fizeram uma blitz educativa na Ceasa, em Contagem, na região metropolitana. Ainda de manhã, mais de 2.000 pessoas foram à praça da Estação protestar contra a violência infantil. Fernanda Takai é a madrinha do evento em Minas.
.
...................................................................................................................................................................................


Nenhum comentário: