Rapper Emicida preso em BH


Desacato leva o rapper Emicida à prisão em BH
Artista paulista é detido em show do festival Palco Hip Hop no Barreiro, onde cantou uma música com críticas à polícia


O rapper Emicida, de 26 anos, divulgou ontem em seu Twitter que foi preso por desacato depois de show por conta da letra de Dedo na ferida. A apresentação foi uma das atrações do festival Palco Hip Hop, no Barreiro, Região Oeste de Belo Horizonte. A PM informa que durante patrulhamento na Avenida Afonso Vaz de Melo, militares do 41º BPM prenderam o músico “por incitar o público a fazer gestos obscenos para policiais e para políticos”. Depois do show, Emicida foi encaminhado para a 36ª Delegacia Seccional da Polícia Civil.

Evandro Fioti, empresário e irmão do rapper, informou que o advogado do artista já estava na delegacia para tratar do assunto, mas preferiu não comentar o caso. A música Dedo na ferida critica a polícia pela desocupação violenta de Pinheirinho, em São José dos Campos (SP), em 22 de janeiro. Cinco mil moradores foram retirados durante a reintegração de posse, que contou com a participação de 2 mil PMs. O rapper pode ter usado a música para criticar também a ação da PM mineira na desocupação, sábado, de terreno invadido por 350 sem-teto na Vila Santa Rita, no Barreiro.
Segundo a assessoria de imprensa da polícia, houve a preocupação de que a atitude de Emicida levasse o público a praticar atos de vandalismo. O rapper foi encaminhado para a 36ª Delegacia Seccional do Barreiro após o término do show.
Um agente da 36ª Delegacia Seccional informou que uma audiência do caso foi agendada, mas disse não estar autorizado a divulgar a data.

A letra a música diz: "Porque a justiça deles, só vai em cima de quem usa chinelo / E é vítima, agressão de farda é legítima. / Barracos no chão, enquanto chove. / Meus heróis também morreram de overdose, / De violência, sob coturnos de quem dita decência. / Homens de farda são maus, era do caos, / Frios como halls, engatilha e plau! / Carniceiros ganham prêmios, / Na terra onde bebês respiram gás lacrimogênio."
"Dedo na Ferida" foi composta após a violenta desocupação da área conhecida como Pinheirinho, em São José dos Campos (interior de SP), no dia 22 de janeiro.
O clip (veja abaixo) mostra imagens do local que foi desocupado por cerca de 5.000 moradores durante uma reintegração de posse que contou com a participação de 2.000 PMs, incluindo a Tropa de Choque.
"De violência / sob coturnos de quem dita decência / Homens de farda são maus / era do caos / Frios como halls, engatilha e plau! / Carniceiros ganham prêmios na terra onde bebês respiram gás lacrimogêneo", diz a letra.
Em outro trecho, a música diz "o rap ainda é o dedo na ferida".
Por volta das 21h20, as hashtags #LiberdadeEmicida e #dedonaferida estavam entre os dez assuntos mais comentados no Twitter.
"Tanto bandido perigoso solto por aí, e a polícia prende quem está ali cantando sobre a realidade. #LiberdadeEmicida", @FlavinhaFarias.
"13 de maio de 2012. Um negro é preso em BH por cantar uma música."

HIP HOP Promoção vinculada ao 6º Festival de Arte Negra, o Palco Hip Hop começou na sexta-feira, às 16h, com o debate “A pichação e o grafite na cidade”, antes do tradicional Duelo de MCs, debaixo do Viaduto Santa Tereza, no Centro de BH. No sábado, às 14h, teve sarau de poesia no auditório da PUC Barreiro e, à noite, apresentações musicais na sede da Cia. Zap 18. Ontem, no encerramento na Avenida Afonso Vaz de Melo, em frente a PUC Barreiro, o show foi com o rapper paulista Emicida, Arte Favela, CDR Trincaments, Are.z.o.n.a, Brother Soul, Monge MC. Roger Dee, Joseph e Nedu Lopes também participaram em um novo duelo.
##################################################################################

Nenhum comentário: