Tráfico, motivo maior da prisão


Os dados da Seds mostram que os presos por tráfico de drogas em 2012 representam 38% da população carcerária do estado.
Em segundo lugar estão os detidos por roubos e em terceiro aparecem os presos por furtos, considerados crimes contra o patrimônio. Ao todo são 16.483 encarcerados por envolvimento com a venda de entorpecentes, com 4.821 entre 18 e 25 ano, 4.284 de 26 a 30 anos, 3.410 de 31 a 35 anos e 3.956 com idade superior a 35 anos.

Quando comparados com os números de 2008, quando os presos por tráfico de drogas representavam 54% da população carcerária, os dados desse ano mostram uma queda (veja quadro), mas mesmo assim a situação é preocupante. Segundo Maria de Lourdes de Oliveira Silva, representante da Pastoral Carcerária de Belo Horizonte, a atração que o tráfico de drogas exerce sobre os jovens é muito grande, entre outros fatores que os levam a praticar esse tipo de crime.
“Eles vêm de uma situação socioeconômica difícil e são seduzidos pelo poder paralelo dos traficantes”, diz Maria de Lourdes. Ainda segundo ela, outro problema é o histórico desses jovens. “Muitos têm os direitos negados durante a infância e a juventude. Chega uma hora que entram no crime para se afirmar”, completa.

Já o professor Robson Sávio Reis Souza observa que a cadeia de atividades ligadas ao tráfico de drogas pode explicar o expressivo número de pessoas presas pela prática desse crime. “O tráfico envolve muitas pessoas e que também se conecta com uma série de outras modalidades, que podem ser legais e ilegais. muitas pessoas acabam presas pela prática de outras modalidades de crimes que são usadas, inclusive, para financiar o tráfico, completa o especialista.
###############################################################################################################################

Nenhum comentário: