Mulheres que amam demais e se esquecem da própria vida


Comportamento
. O que leva à perpetuação de relações que geram desrespeito, agressões, dor e sofrimento

Especialistas tentam explicar que motivos levam uma mulher a se manter nesse lugar

Ana Elizabeth Diniz

"Quando amar é sofrer, então você provavelmente está amando o homem errado, da maneira errada, alguém emocionalmente fechado, viciado em trabalho, bebida ou em outras mulheres, alguém que não pode retribuir seu amor. Mesmo assim, você insiste, sacrifica-se, anula sua personalidade, continua tentando", alerta Robin Norwood, psicoterapeuta e conselheira matrimonial, autora do livro "Mulheres que Amam Demais", que inspirou o grupo Mada, criado em 1994, em São Paulo.

O Mada é uma irmandade de mulheres que compartilham sua experiência, força e esperança para resolver problemas comuns e ajudar outras mulheres a se recuperarem de sua dependência de pessoas. Para frequentar as reuniões é preciso o desejo de sair da dependência de outra pessoa e manter o grupo no anonimato.

Segundo Zilda Machado, membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano, existe uma frase famosa do psicanalista Jacques Lacan que diz que "não há relação sexual". Zilda explica que, com isso, ele quis dizer que não há complementariedade entre os sexos. "Não há nada que conecte o gozo masculino ao gozo feminino. E o amor é justamente aquilo que vem suprir a inexistência da complementariedade entre os sexos. Essa fala, ao contrário, impulsiona-os bem um em direção ao outro."

A psicanalista relata que "na linguagem não há nada que diga o que é ser o homem de uma mulher e principalmente o que é ser a mulher de um homem. Na linguagem o que sempre aparece é a impossibilidade do encontro entre homens e mulheres, ou melhor dizendo, é o desencontro".

Símbolos fálicos. Zilda considera que, culturalmente, o homem se ajeita melhor. "As insígnias fálicas o identificam, ele é aquele que tem. Já a mulher, embora possa também ter garantias nas insígnias fálicas, mesmo que ela seja muito bem-sucedida, mesmo que seja ótima profissional, e até tenha muita satisfação como mãe, isso ainda não responde ao seu ser de mulher. Não há uma resposta clara sobre o que é ser mulher. Não há algo que a referencie, que diga a ela: ser mulher é isso."

E essa situação, prossegue a psicanalista, "coloca-a muito mais necessitada do amor porque é onde ela pode encontrar um paliativo não apenas para sua solidão, mas para a sua falta de referência nela mesma".

Para a especialista, a mulher precisa do homem não só como um companheiro, mas como um referente: eu sou a mulher do fulano! "Isso a identifica. Isso dá a ela uma posição social, mas também algo mais importante: uma ancoragem subjetiva."

Muitas mulheres, diz Zilda, perdem-se no esforço de causar desejo no homem. "Mas não sabem que desejo é falta. Quanto mais se esforça para causar o desejo do outro mais distante se está da via desejante."

Nenhum comentário: