Talentos do Morro Ganham o Mundo

Projeto do governo estadual seleciona 10 novos artistas da periferia, que passarão por cursos e gravarão CDs e DVDs
Fotos: Jackson Romanelli/EM/D.A Press
Grupo Samba de Quintal, que entrou na lista dos 10 mais, comemora oportunidade e curso do Sebrae, visto com expectativa também por Hugo dos Santos

Desceu as ladeiras, passou entre becos, seguiu por vielas e chegou ao asfalto. O som que antes era privilégio dos moradores do morro ganhou força e fôlego para contagiar todas as regiões da cidade, com a segunda edição do programa Vozes do Morro, que sobe ao palco com 10 novos talentos musicais. Todos trazem no gogó sonhos, talentos e a qualidade musical dos aglomerados, vilas e favelas de Belo Horizonte e da região metropolitana.

Para esta edição do programa, foram 323 inscritos, entre artistas solo e grupos musicais. Ontem, com corações aos pulos, 10 deles receberam a notícia de que foram selecionados. A partir de agora, começam uma nova etapa com direito a clipes, participação em programas de rádio e gravação de CDs e DVDs. “No ano passado batemos na trave, mas não desistimos. Desta vez, fizemos o gol”, comemorou Juninho de Souza, de 28 anos, um dos integrantes do grupo Samba de Quintal, que depois do resultado deu uma canja para quem quisesse ouvir, no Palácio do Governador, na Região Centro-Sul, representando a comunidade do Morro das Pedras, na Região Oeste. “Nossa maior expectativa é o projeto do Sebrae, que vai nos dar a oportunidade de fazer um curso para melhorar nosso trabalho”, destacou Juninho.

O rapaz se refere à grande novidade desta edição do Vozes do Morro: um projeto que oferece cursos de formação gerencial para estimular artistas a administrar bem a carreira e se preparar melhor para o mercado. Inédito, o curso foi desenvolvido pelo Sebrae, será realizado em módulos e tem caráter obrigatório para os participantes do programa.

Uma oportunidade a mais que, segundo Hugo Heleno Santos, de 28 anos, artista que figura entre os 10 selecionados desta edição, dará fôlego e gás para quem antes fazia shows apenas em restaurantes. “Há 15 anos sou músico, mas sei que agora estou dando meu maior salto. Ter sido selecionado é um abre portas para mim, que quero mostrar ao público o bom som da black music”, disse. Hugo cantou com o grupo U-Gueto e representa o Morro das Pedras.

Um dos grandes incentivos para os inscritos desta edição foi o sucesso e repercussão que tiveram os artistas que participaram do Vozes do Morro em 2008. Tim Santos, de 26 anos, baterista do grupo Cidadão Comum – um dos 10 selecionados ontem – ressalta que quem já passou pelo programa alcança voos mais altos na carreira. “Nós, que somos de Ribeirão das Neves, tocamos há 19 anos em pequenos festivais e eventos, mas sempre com número baixo de público. No ano passado, vimos que uma banda também de Ribeirão das Neves foi selecionada pelo Vozes do Morro, fez shows e participou de muitos eventos. Essa é a nossa expectativa, um reconhecimento do nosso trabalho, para que possamos avançar na carreira”, observou Tim.

NOVA OPORTUNIDADE

Em 2010, novos talentos entrarão para o Vozes do Morro, que lançará, no início do ano, a nova edição. De acordo com a presidente do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), Andrea Neves, o programa não só permite à cidade conhecer e reconhecer talentos, mas, sobretudo, “cria novos valores, incentiva laços e a construção de um mundo melhor”.

________________________________________________________
ATENÇÃO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Aviso a todos que vão se preparando, se informando pois no ano que vem tem mais uma edição do Vozes do Morro.

Um Abraço a todos.
Força e Luta sempre!

Eustaquio Rocha

_________________________________________________________

Nenhum comentário: