Escola que comunica, não se trumbica

FOTO1RADIOEscola que comunica, não se trumbica
Rodrigo Correa, Colaborador da ONG Oficina de Imagens
Imagine a cena: um grupo de crianças e adolescentes conduzindo um veículo de comunicação, uma rádio, dentro de uma escola da rede pública. A cena é real e a experiência vem sendo desenvolvida em duas instituições de ensino municipal de Belo Horizonte, integrantes do projeto Comunic@ Escola: as escolas municipais Professora Alcida Torres, no bairro Taquaril e São Rafael, no Pompeia, ambos na região Leste da cidade. Quarenta crianças e adolescentes – vinte em cada escola – participam atualmente do projeto, realizado pela ONG Oficina de Imagens em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a empresa British Telecom e a Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Secretaria Municipal de Educação. O Comunic@ Escola! desenvolve atividades educativas, a partir de técnicas e ferramentas de comunicação e já realizou, em dois anos de atuação, oficinas de fotografia, vídeo e jornal mural, que culminaram na implantação de rádios escolares.
As atividades do Comunic@ Escola acontecem duas vezes por semana nas escolas participantes e priorizam dinâmicas e brincadeiras que fortaleçam o relacionamento entres os estudantes. Durante as oficinas, de forma transversal, o alunos trabalham temas como os direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, a participação estudantil, o combate à discriminação e a melhora da convivência no ambiente escolar. Para a coordenadora do Comunic@ Escola!, Paula Kimo, com a implantação da rádio escolar, o projeto espera contribuir para criar, no ambiente escolar, um espaço de circulação da informação de forma mais livre. “A rádio possibilita momentos de interação, troca de informação e entretenimento, além de servir como uma poderosa ferramenta pedagógica”, afirma o jornalista e educador do projeto, Carlos Jáuregui. De acordo com ele, a rádio pode dialogar tanto com os conteúdos trabalhados em sala de aula, quanto com temáticas que não estão incluídas de forma sistemática nos currículos. “É o caso de discussões muito importantes como cidadania e direitos humanos”, informa.
Rádios Escola e jovem sintonizado
Em agosto próximo, será a vez da Escola Municipal São Rafael, no bairro Pompeia, lançar oficialmente a “Rádio Escola – a rádio do São Rafael”. De acordo com a professora comunitária, Orquídea de Deus, o Comunic@ Escola! tem contribuído para melhorar as relações na escola, inclusive no que diz respeito à disciplina e ao estímulo a uma cultura da não-violência. “Vai contribuir muito para a conscientização dos estudantes sobre os problemas que enfrentamos e também, na interlocução com as famílias e a comunidade”, acredita. Inaugurada no último dia 22 de junho, a rádio Jovem Sintonizado – a rádio que todo jovem quer” – vem se inserindo gradativamente no dia a dia da Escola Municipal Professora Alcida Torres. Atualmente a rádio vai ao ar às terças e quintas-feiras, nos horários da entrada e recreio dos alunos e do almoço e, após um período de adaptação, espera-se que funcione diariamente. De acordo com o estudante de 16 anos, Mateus Eliardo Santigo, no projeto desde o início, a rádio facilita a troca de informações, além de deixar a escola mais divertida. “Podemos passar as músicas prediletas dos alunos, fazer e mobilizar para campanhas solidárias, como para a doação de agasalhos e informar sobre os direitos dos estudantes e as ações do grêmio estudantil”, diz.
JORNALISMO CIDADÃO: projeto do caderno EU ACREDITO!, em parceria com organizações sociais, promove o acesso efetivo à grande mídia, através da publicação de material jornalístico do interesse das comunidades atendidas, produzido sob a orientação de profissionais de Comunicação. PARTICIPE! Mais informações: ppclitzamattos@gmail.com

Nenhum comentário: