Novo Morticínio no Rio de Janeiro





O deputado Marcelo Freixo veio a público esclarecer o verdadeiro motivo da matança que a Polícia promove: não tem absolutamente nada a ver com a perseguição ao narcotráfico. O motivo real é a limpeza da área para empreendimentos imobiliários, com vistas às Olimpíadas e ao campeonato mundial de futebol. Inacreditável!

A Polícia já confessou trinta e duas mortes. Serão todos bandidos? Se forem bandidos, o assassinato estará justificado?

Agora vai ficar pior, porque o demagogo e violento governador da Guanabara resolveu colocar o Bope dentro das favelas permanentemente. Quem assistiu ao filme Tropa de Elite 2 sabe muito bem o que isto significa.

Chama a atenção a insensibilidade da população diante desses crimes. Como é possível que as entidades da sociedade civil não venham às ruas protestar contra esse tipo de terrorismo do Estado?

Terrorismo de Estado é a expressão correta. Terrorismo aplicado contra a população pobre pela burguesia brasileira. Mais do que contra os criminosos do narco, a violência aterroriza mesmo é a população pobre. A mensagem é clara: "não se atrevam a levantar-se contra nós. Vejam o que acontece".

Para reduzir a violência urbana em cidades grandes como o Rio e São Paulo, a primeira medida a tomar é reduzir a migração campo-cidade, ou seja, realizar uma verdadeira reforma agrária.

Como isso demora tempo e os bandidos estão assaltando hoje, é preciso simultaneamente realizar três ações conjugadas: re-educar os policiais, que foram mal educados pela ditadura; estabelecer um sistema de policiamento clássico: dois policiais rondando os bairros (pois onde está o policial, o bandido não chega); colocar os policiais de ronda sob a supervisão do Comitê de Segurança do bairro, o que significa inclusive condicionar suas promoções à avaliação desse Comitê.

Caveirões, helicópteros, tanques da Marinha, oitocentos homens armados, nada disso tem a menor eficácia contra os bandidos. Apenas contra os pobres. Aliás, os helicópteros que estavam filmando a matança "ao vivo" mostraram a facilidade com que os bandidos escaparam da favela do Cruzeiro para a favela vizinha.

Nenhum comentário: