Vargas Llosa considera WikiLeaks "formidável" e "perigoso"



AFP - Agência de Notícias
aumentar fonte diminuir fonte imprimir
REUTERS/Janerik Henriksson/Scanpix


O Prêmio Nobel de Literatura de 2010 Mario Vargas Llosa declarou nesta segunda-feira em Estocolmo que a publicação de documentos pelo site WikiLeaks é "formidável" porque favorece a transparência, mas também "perigosa" porque "fragiliza a essência da democracia".

"Minha opinião é contraditória", declarou o escritor peruano em uma entrevista coletiva em Estocolmo, onde deu início a um programa de atividades que terminará na sexta-feira quando receberá o prêmio Nobel de Literatura.

"Por um lado me parece formidável a transparência, que tudo apareça à luz. Isto nos defende das intrigas, manobras, que estão sempre vinculadas à vida política e sobretudo ao poder", declarou.

"Mas, por outro lado, se tudo sai à luz, se desaparece toda forma de confidencialidade, de privacidade, não vejo como poderia funcionar um Estado", comentou Vargas Llosa, que recebeu o Nobel de Literatura por uma obra que retrata "as estruturas do poder".

"Os Estados seriam de uma fragilidade tal que as instituições uma depois da outra se desprestigiariam e a própria essência da democracia se veria em perigo", advertiu o escritor de 74 anos.

Nenhum comentário: