MV Bill : Denuncia Violência





O rapper MV Bill está de volta a Belo Horizonte para lançamento do livro Falcão – Mulheres e o tráfico, hoje, no auditório do Minascentro. Acompanhado por Nega Gizza, da Central Única de Favelas do Rio de Janeiro, ele também visita dois presídios femininos (Estêvão Pinto e José Abranches Gonçalves) e as comunidades Morro das Pedras e Pedreira Prado Lopes. Além de conversar com o público hoje, Bill e Gizza dão continuidade ao projeto que denuncia a violência contra crianças e adolescentes envolvidos com o tráfico de drogas nas periferias do país e o silêncio do estado diante da crise, que se torna a cada dia mais alarmante, segundo apontam os autores.

Escrito em parceria com Celso Athayde, o livro reúne depoimentos de mulheres (mães, esposas, irmãs) que fazem parte da realidade dos jovens retratados pelos pesquisadores desde o início do projeto, com o livro Cabeça de porco, que deu origem à série. Para os autores, essa é mais uma revelação da trama complexa que envolve o cotidiano da juventude pobre do Brasil. “Não tínhamos noção da dimensão dessa presença (feminina), ou de como ela se dava”, explica MV Bill na introdução do livro. Por isso, eles decidiram realizar novo projeto, dedicado especialmente a elas, pela presença marcante nos momentos e fatos que os realizadores presenciaram durante as pesquisas. “Por suas dores, angústias, vitórias e derrotas”, declaram.

Como desdobramento da iniciativa, Nega Gizza, diretora da Cufa junto com o rapper, prepara dois documentários inéditos sobre a realidade das mulheres nas vilas e favelas. Ela percorre o país em busca de depoimentos para o filme As brasileiras, que aborda o cotidiano das presidiárias, e prepara ainda o longa-metragem 5 Cabeças, sobre as mulheres do movimento hip hop que se articulam em grupos de rap. Vencedora do prêmio Hutus, em 2001, com a música Prostituta, Gisele Gomes de Souza nasceu na favela de Parque Esperança, no Rio de Janeiro, e conheceu o rapper como voluntária em programas de rádios comunitárias. Desde a juventude eles se declaram irmãos, pela afinidade e parceira em vários projetos, incluindo discos e realizações da Central Única de Favelas. O lançamento do livro em Belo Horizonte é promovido pelo Cufa-BH e parceria com o programa Fica Vivo! (JCM)

MV BILL E NEGA GIZZA

Lançamento do livro Falcão – Mulheres e o tráfico, hoje, às 19h, no Auditório Minascentro, Rua Curitiba, 1.264, Centro. Entrada franca.

Nenhum comentário: