Dia de Rap no Parque


Janaina Cunha Melo
Marcelo Sant'Anna/EM
Renegado e o produtor paulista Ganjaman estão hoje em BH para show do Conexão Vivo

O rapper Renegado e o músico e produtor paulista Ganjaman se encontram no palco hoje, em show do Conexão Vivo, no Parque Municipal. A parceria, que começou a se desenhar ano passado, depois de encontro no projeto Minas instrumental, possibilitou novos planos entre os dois. Há cerca de dois meses, Ganjaman está envolvido com a produção do CD Do Oiapoque a Nova York, primeiro disco solo do artista mineiro, também integrante do grupo NUC, do Alto Vera Cruz. “Sempre fui fã dele. O Ganja produziu muita gente bacana, como Racionais MCs, Sabotagem, Planet Hemp e várias outras bandas. Essa oportunidade vai somar muita informação para o meu trabalho”, afirma Renegado.

O produtor de São Paulo, que integra o coletivo Instituto, também reforça elogios ao rapper, destacando qualidades que o diferenciam no hip hop nacional. “Além de MC, ele é músico. Renegado toca e canta e essa é uma característica importante. Não tem muito rapper no Brasil em condições de fazer música com essa formação”, diz Ganjaman, lembrando que a musicalidade não necessariamente depende dos estudos formais, em escolas de música. “Esse assunto é tratado de forma muito mercadológica, mas não devemos nos esquecer de que a música é arte, dom que deve refletir a verdade das pessoas. Vejo em Renegado condições artísticas para balançar a cena. Ele tem talento de sobra”, reforça o produtor, destacado entre os mais criteriosos e exigentes do país.

Desde os primeiros contatos, quando a parceria se consolidou, eles estudam repertório e realizam experiências de produção. Músico e produtor já decidiram que o CD terá cerca de 13 faixas, todas autorais, sendo pelo menos quatro inéditas para o público. Apesar de o eixo de referência ser o rap, com as tradicionais bases eletrônicas, eles confirmam trânsito pela soul music, samba, MPB e reggae. “Estamos apostando em flerte bem acentuado com outros gêneros, utilizando o rap para costurar essas fusões. Explorar a musicalidade é uma das prioridades do processo de criação e produção”, adianta Ganjaman. As músicas estão sendo compostas com vários convidados, instrumentistas de cavaquinho, violão e percussão, entre outros, de São Paulo, Belo Horizonte e Cuba.

CONEXÃO VIVO

Hoje, às 18h, no Parque Municipal, Av. Afonso Pena, s/nº, Centro, (31) 3284-0709. Com Ragna, Prucutrutá, Cataventoré, Berimbrown, Gerson King Combo, Renegado, Ganjaman, Aline Calixto, Bnegão e Seletores de Freqüência.

Nenhum comentário: