Tota: O primeiro bairro a ter sua história contada através do graffiti




O bairro Cidade Tiradentes, berço do coletivo 5zonas ganha mais um mural.



Lateral de prédio pós coletivo

Em 2007, quando o coletivo realizou o projeto "5 Zonas de Graffiti", Cidade Tiradentes foi o primeiro bairro a ter sua história contada através de um mural de graffiti. Para colher as informações necessárias o coletivo conversou com alguns moradores antigos, que desvendaram desde histórias com escravos à vontades de melhorias no bairro. Todo esse trabalho pode ser visto na Av dos metalúrgicos.

O coletivo 5zonas, possui artistas de renome da cena do graffiti-art paulistano, que por si, trazem em suas bagagens diversos trabalhos e experiências por todo o país. Quando se juntaram em 2006, com o intuito de trabalhar em coletivo, o bairro Cidade Tiradentes passou a fazer parte de suas vidas, até mesmo dos que alí não moram.

Em 2008, o bairro recebeu mais um mural, mas dessa vez, o que se pode encontrar nas imagens, cores e formas não são histórias, mas sim trechos de uma poesia, pois esse mural fez parte do projeto "Graffiti Poético 2008", onde o coletivo interpretou poesias escritas por alunos do EJA da EMEF do CEU Jambeiro.

Atuando em diversos bairros de São Paulo e da Grande São Paulo, o coletivo não esqueceu de suas origens, e por um dos projetos de 2009 do coletivo, Cidade Tiradentes está ganhando mais um mural, dessa vez é a lateral de um prédio que está ganhando as cores e os traços poéticos do grupo.

Mas dessa vez não foi conversa com moradores, muito menos poesias que serviram de inspiração para o grupo, mas sim o que eles mesmos sentiam vivendo e atuando no bairro.

O mural, ainda sem nome, está representando a falta de auto-suficiência do bairro, chamando atenção para carência de algumas coisas como: postos de gasolina, agências bancárias, drogarias, bibliotecas e etc.

Podemos entender um pouco melhor esse mural quando temos acesso a dados como esse: "imagina a fila em um único posto de gasolina num bairro que possui aproximadamente 300.000 (trezentos mil) habitantes" diz um dos integrantes do grupo.

O mural está finalizado, e está localizado na Rua Coração de Maçã, 72
Este projeto do prédio foi contemplado no edital do proac-Programa de açãocultural – da Secretaria do Estado da Cultura-2008/2009

Tota é Graffiteiro morador de Santo André integra o coletivo 5zonas juntamente com Credo, Eve 14, Hope e Sow. Mais informações www.5zonas.com.br





Nenhum comentário: