CIDADANIA : Parceria pela arte



Convênio garante oficinas de cerâmica, serigrafia e quadrinhos a jovens dos centros de internação provisória, coordenadas por alunos e professores da Escola Guignard

Junia Oliveira

Marcelo Sant%u2019Anna/EM/ D.A PRESS
Nas aulas, adolescentes aprendem técnicas de composição e pintura

A experiência de artistas, professores e estudantes da Escola Guignard será compartilhada com 180 jovens dos centros de internação provisória Dom Bosco e São Benedito, nos centros socioeducativos Santa Terezinha, Santa Helena e Santa Clara e no Centro de Reeducação Social São Jerônimo, em Belo Horizonte, e no Centro Socioeducativo de Justinópolis, em Ribeirão das Neves, na região metropolitana. Ontem, a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) assinou convênio com a Associação de Amigos da Escola Guignard para formalizar a parceria.
No projeto Arte e socioeducação, serão ministradas oficinas de cerâmica, quadrinhos, fabricação de tintas, camisetas, rádio, grafite e serigrafia.

A novidade dará aos adolescentes a chance de descobrir talentos e expandir o aprendizado. Esse é o caso de W., de 16 anos. Os traços finos e delicados sobre o azulejo mostram a destreza do garoto, que há cerca de três meses se dedica à técnica. O instrutor o convidou para participar de uma oficina, ele aceitou e, hoje, os horizontes já são outros: “Nunca pensei que pudesse gostar tanto de pintura”.

O secretário de Defesa Social, Maurício Campos Júnior, ressaltou a importância da parceria: “Quando não encontram orientação, os jovens se expressam violentamente e deixam aflorar outros sentimentos”.

Nenhum comentário: