VOZES DO MORRO


Passarela para o sucesso
Edição 2009 do programa abre inscrições amanhã para dar oportunidades e reconhecer o talento de artistas das vilas e favelas de BH, Santa Luzia, Ribeirão das Neves e Ibirité
Flávia Ayer
EMMANUEL PINHEIRO/EM/D.A PRESS
Um dos selecionados em 2008, Ivo do Pandeiro curte reconhecimento que chegou depois de 20 anos: %u2018Com o Vozes do Morro, o trabalho ficou profissional%u2019

Ivo do Pandeiro já tem três shows marcados para o mês de maio, dois deles no conhecido festival Comida di Buteco. A música de trabalho, Morro feliz, que tem entre os versos “a vida no morro é como se fosse no céu”, virou hit nas ondas do rádio. O clipe, filmado na sua comunidade, a Vila Estrela, no Aglomerado Santa Lúcia, Região Centro-Sul de BH, foi transmitido por 18 dias na tevê. Quem quiser curtir seu samba pode comprar o CD ou o DVD do músico e os interessados em contratá-lo podem ligar para a produtora que o empresaria. Mas, há um ano, não havia nada disso. A reviravolta na carreira ocorreu com a seleção de Ivo na primeira edição do Vozes do Morro, programa que visa dar visibilidade e valorizar músicas, de todos os estilos, produzidas nas periferias, vilas, favelas e aglomerados.

Talentos como Ivo do Pandeiro, que florescem entre becos e vielas, têm nova chance de se tornar conhecidos com a abertura, amanhã, das inscrições da edição 2009 do projeto. Ivo recomenda: “Estou há 20 anos no samba, mas a coisa começou a melhorar de 2008 para cá. Foi com o Vozes do Morro que o trabalho ficou profissional. Já avisei a um bocado de gente sobre as inscrições. Tenho muitos amigos que podem apostar no seu potencial.” Entre 499 inscritos, o mestre do pandeiro foi um dos 10 escolhidos no ano passado para ter música e videoclipe gravados e veiculados. Em dezembro, no encerramento do programa, subiu com os outros selecionados ao palco do Music Hall. Voltou para casa com prestígio, além de 100 cópias do CD e 100 do DVD Vozes do Morro. “Toquei no mesmo palco onde tocaram o grupo Revelação, a Beth Carvalho...”, conta.

Além de dar impulso à carreira dos artistas, o programa, desenvolvido pelo governo de Minas em parceria com o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) e o Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão de Minas Gerais (Sert-MG), aumenta a autoestima das comunidades. “A nossa sociedade é tão exclusivista que acaba deixando de fora pessoas que têm um talento extraordinário. O Vozes do Morro tem a capacidade de transformar completamente a vida de alguns artistas. Mas o benefício maior é mobilizar as comunidades em torno do dom de seus moradores. Fortalecer os vínculos dentro da própria comunidade é o aspecto mais valioso”, avalia a presidente do Servas, Andrea Neves.

INSCRIÇÕES Podem participar do Vozes do Morro grupos musicais e artistas solo moradores de vilas, aglomerados, favelas e da periferia de Belo Horizonte, Ibirité, Ribeirão das Neves e Santa Luzia. Os músicos devem ter mais de 18 anos de idade. Os interessados podem se inscrever até o dia 30, na Secretaria de Estado da Cultura (Praça da Liberdade, 317) ou pelos Correios. Edital e formulário de inscrição estão disponíveis no site www.vozesdomorro.mg.gov.br. Os artistas podem concorrer com até duas músicas, interpretadas por eles próprios. Serão selecionados 10 grupos ou solistas e o resultado sai em 17 de junho.

A partir daí, o caminho para o sucesso começa a ser desbravado, com a gravação de uma faixa musical e um videoclipe, que serão veiculados em rádios e emissoras de televisão parceiras do Sert-MG. Outro prêmio é a participação dos artistas em um show gratuito, no fim do ano, encerrando o Vozes do Morro 2009. Os selecionados também ganham CDs e DVDs do programa.

Nenhum comentário: