PRECONCEITO

ANTÔNIO ROBERTO

"Pelo fato de ser negra, tenho grande impressão que sou discriminada. Isso me traz uma sensação de inferioridade.Ajude-me!" Cíntia - Belo Horizonte

Não existe ninguém igual ao outro. Cada um de nós é único e diferente das demais pessoas. Essa singularidade se manifesta na cor da pele, no tipo físico, na condição social, na escolha religiosa, na opção sexual, na nacionalidade etc. Esse é um lado da questão. Existe outro: embora desiguais, somos profundamente semelhantes aos outros. Pelo fato de sermos gente pertencemos à família humana, no essencial nos assemelhamos. O branco não é contrário de negro, são apenas diferentes e, ao mesmo tempo, semelhantes como pessoa. As pequenas diferenças entre os seres humanos não dão o direito de colocá-los em campos opostos, como inimigos ou como superiores e inferiores.


O preconceito é fruto de dar muito valor às diferenças, esquecendo-nos da semelhança humana. Antes que negro, mulher, homossexual, rico, jovem, cristão, muçulmano, somos gente. O primeiro erro do preconceituoso é dar ênfase ao ver as pessoas no secundário. Por que enxergar a leitora como negra se, no essencial, ela possui um corpo com a mesma beleza e função de qualquer outro?


O segundo erro é a generalização. A pessoa preconceituosa situa o outro em uma classe ou categoria e perde o contato concreto com a pessoa específica. Assim, não nos relacionamos com Maria, Vicente ou Pedro, mas com o negro, o branco, o judeu, o brasileiro etc. E, ao generalizarmos, atribuímos àquelas pessoas todas as características que fantasiamos a respeito de suas categorias: “Todos os homens são iguais”. “Todos os velhos são bons”. “Os muçulmanos são terroristas”. “Os políticos são desonestos”.


A discriminação de uma raça serve a um propósito: compensar o sentimento de inferioridade daquele que discrimina. Para se sentir superior, elege no outro uma diferença que, na maneira míope de enxergar, coloca o outro na situação inferior à sua. E como o preconceito é cultural até mesmo as pessoas objeto de discriminação são também preconceituosas. A leitora tem preconceito em relação ao negro. Ela se sente inferior, tem sua autoestima enfraquecida e se esqueceu de todas as pessoas do mundo são semelhantes umas às outras.

Nenhum comentário: