Hip Hop Com Raiz Mineira

Janaina Cunha Melo

Weber Padua/Divulgação
Malucofonia lança disco amanhã, em Belo Horizonte

O DJ Roger Dee lança o CD Malucofonia, amanhã, no Stúdio Bar. Veterano no hip hop mineiro, ele reuniu artistas de diferentes vertentes do gênero para compor o trabalho. Matéria-Prima, Cubanito, Julgamento, Dokttor Bhu e Shabê, Ruibarbo, NUC, Luciano e Sério Pererê e Maurício PC são os convidados do projeto e participam da festa, que tem ainda os DJs Deivid, Fausto e Kowalsky. Com a intenção de revelar panorama da cena atual, ele comprova a efervescência desta produção na cidade e assegura que tem bala na agulha para outros volumes.

“O que está neste CD é o mínimo do que tem sido feito. Belo Horizonte, em termos de hip hop, tem muito mais vertentes”, comenta o DJ. Para ele, a produção desta coletânea também tem a intenção de promover diálogo entre os grupos e valorizar o trabalho de cada um deles. Mistura com samba, discurso contundente, sátira e underground são algumas das abordagens que constam na leitura dos grupos. “BH é uma feira, com muita variedade e vários sons de qualidade”, reforça.

Para Roger Dee, este é um reflexo positivo de característica apontada como “defeito” dos mineiros. De certo modo fechado para influências de outros estados, os artistas locais conseguiram construir identidade própria nos elementos da cultura hip hop. Rappers e MCs, que investiram na cena nos anos de 1980, perderam fôlego uma década depois, mas demonstram novo momento de impulso criativo, com inspiração inclusive na cultura regional. “Para fazer boa música, é preciso ouvir outros estilos, para alimentar os conhecimentos. Essa é uma lição básica, que os mestres ensinaram”, diz o veterano, que entrou para o movimento como b.boy e 10 anos depois investiu na pesquisa da música popular brasileira como DJ.

MALUCOFONIA
Stúdio Bar, Rua Guajajaras, 842, Centro, (31) 3224-1251. Amanhã, 22h. R$ 10.

Nenhum comentário: