Realidade urbana

Fernanda Gomes mostra instalação interativa, exposição fotográfica e vídeo criados no cotidiano da cidade

Sérgio Rodrigo Reis


Primeiro, a artista plástica Fernanda Gomes testou sua arte em plena Praça da Estação, no Centro de BH. Durante dois dias, as pessoas entravam em caixa de grandes dimensões e, lá dentro, eram surpreendidos pelos aplausos de uma plateia virtual. Todas as reações eram observadas, em tempo real, na televisão instalada do lado de fora. O resultado da intervenção deu origem ao vídeo que é uma das peças-chave da exposição Não sei ser rótulo, em cartaz no Museu de Artes e Ofícios (MAO).

Além do vídeo e da instalação, a artista apresenta, na galeria do MAO, fotografias realizadas a partir da observação do cotidiano da capital. Durante oito meses, ela usou as ruas como laboratório para série fotográfica. “Vimos uma minoria de pessoas que se preocupa com as tendências da moda, na tentativa de reafirmar a identidade. A grande maioria fica totalmente à margem da situação.” As trinta imagens, selecionadas entre centenas, são reflexo do que a artista encontrou no espaço urbano.

Inicialmente, o público verá fotos de detalhes das roupas e, no verso, a fotografia dos proprietários. “Mostro, por exemplo, uma camisa onde se lê ‘surf fatal’. No verso, vem a surpresa: quem a veste é uma senhora de idade.”

A intenção de Fernanda Gomes é questionar a recepção da arte nas ruas e no espaço da galeria. “Um trabalho interativo, dentro da realidade brasileira, tem pouquíssimo acesso. Essa é a discussão que levanto. O visitante vai à galeria esperando uma experiência. Já nas ruas, quando se instala um trabalho, a reação é a surpresa. De repente, as pessoas se deparam com algo que não faz parte do cotidiano delas.” A experiência acabou gerando situações hilárias. “Alguns se tornaram performáticos ao entrar na instalação, revelando um pouco mais de si.” O resultado da ação e reação virou curioso vídeo, que agora o espectador pode conferir de perto.

Não sei ser rótulo
Instalação interativa, exposição fotográfica e exibição de vídeo no Museu de Artes e Ofícios, Praça da Estação, s/nº, Centro. Aberto às terças, quintas e sextas-feiras, das 12h às 19h; quarta-feira, das 12h às 21h. Sábado, domingo e feriado, das 11h às 17h. Até 3 de maio.

Nenhum comentário: