Encarando um novo desafio

A atriz Taís Araújo conta como está se preparando para ser a próxima Helena de Manoel Carlos
Ana Colla/Divulgação
Taís confessa estar ansiosa com a oportunidade de ser protagonista de Viver a vida

Depois de mais de 15 anos de carreira, a atriz Taís Araújo conseguiu realizar um sonho: o de ser a protagonista de Manoel Carlos. Ela, que dará vida à próxima Helena do escritor em Viver a vida – prevista para substituir Caminho das Índias em setembro –, anda suando a camisa para nada dar errado em sua atuação no horário nobre da Globo. “Não tem como esconder que a responsabilidade é grande, afinal, vou viver uma protagonista do Maneco. Esse é ‘o’ papel. Mentira daquele que disser que não se preocupa com uma responsabilidade dessas em mãos”, assume.

A primeira Helena negra será uma modelo de projeção internacional, que enfrentará a rival Luciana (Alinne Moraes). Em uma viagem internacional, ela conhece Marcos (José Mayer), um homem mais velho pelo qual se apaixona. O que Helena não sabe é que Marcos é pai de Luciana. Apesar dos conflitos com a rival, a personagem vai se casar com Marcos.

Desde já, Taís se prepara para cada detalhe do novo papel. “É cabelo, maquiagem, o jeito de falar. Agora só penso nisso”, fala Taís. De todas as decisões do visual, o que mais agradou à atriz até agora foi o cabelo. “Não sei a cor ainda, mas meu cabelo vai ficar crespo. Nossa, isso é um alívio para mim. Todo personagem eu reclamo dos cabelos e dessa vez não vou precisar reclamar dos apliques nem do alisamento.”

Para compor Helena, a atriz está decidida a ficar ainda mais parecida com uma modelo. “Até emagrecer mais uns quilinhos eu vou. Eu já cortei o carboidrato da noite e aderi às caminhadas no calçadão”, comenta. “Mas prometo que não vai ser nada radical, senão eu vou sumir do mapa.”

Taís, também ex-modelo, até já espera certa confusão com sua trajetória. “Ela vai ser uma mulher batalhadora e apaixonada pelo mundo da moda; eu também sou.” Para entrar ainda mais nesse universo, a artista conta que anda “perseguindo” algumas modelos para entender sua rotina. “Está sendo engraçado, a cada amiga que reencontro da época em que fui modelo, fico pedindo dicas.” Recentemente a atriz até embarcou para Belo Horizonte para acompanhar um desfile de moda local. “Em tudo que puder, eu vou”, diz ela.

A atriz não credita o convite ao fato de ser jovem ou negra. Para Taís, sua carreira a levou até a personagem. “Toda minha carreira e papéis, como a Preta de Da cor do pecado (2004) e a Alícia de A favorita (2008), foram decisivos para essa escolha”, analisa Taís. “A verdade é que ganhei destaque ao contracenar com Milton Gonçalves. Atores como eu, ele e o Lázaro (Ramos) abrem espaço para outros negros na TV.”

Mesmo assim, ela acha que os negros ainda não têm espaço suficiente na televisão. “Eu, por exemplo, sempre quis ser a Helena de Manoel Carlos, mas achei que ele só escolheria as maduras. Mesmo assim, não é porque consegui que vou fazer de qualquer jeito”, diz.

Taís, que se diz uma “defensora dos negros”, acha que não é possível ver as conquistas de sua carreira artística somente por ser negra. “O (Barack) Obama, por exemplo, é o cara. Ele sabe que a discriminação racial existe, mas não fica preso a isso. Ele vê os problemas e resolve. Nós, negros, precisamos batalhar pelo espaço na televisão, e não reclamar.”

Nenhum comentário: