Google Wave pretende unificar email, IM e todas as formas de comunicação na web




Screenshot do Google Wave / Foto: Reprodução

RIO - O Google apresentou nesta quinta-feira durante a conferência I/O o seu novo email que pretende substituir não só os atuais correios eletrônicos como também quase todas as outras formas de comunicação online. O "Google Wave" combina email, chat, troca de fotos e vídeos, feeds e muitos mais em um mesmo ambiente colaborativo.

Em 2004, quando o Google lançou o Gmail, o velho conceito de webmail foi totalmente modificado. Além de fornecer uma quantidade de espaço inimaginável até então (2 GB contra os parcos 25 MB do Hotmail na época), o correio eletrônico do Google transformava o caos de nossas caixas postais em "conversas" muito mais fáceis de se administrar.

Foi uma revolução, mas para os irmãos Lars e Jens Rasmussen, engenheiros de software do Google, ainda é possível melhorar. Na opinião deles, as principais formas de comunicação na web - email e mensagens instantâneas - ainda simulam conceitos analógicos. As formas de troca de informações na internet, por outro lado, evoluíram drasticamente nos últimos anos, com o surgimento dos blogs, wikis, documentos colaborativos, Twitter, RSS, etc.

- De certo modo, nós pegamos dicas de todas as ferramentas de comunicação existentes - disse Jens ao site Webmonkey.

No novo produto, uma "wave" (onda) inclui lado a lado partes de "conversas" e documentos, permitindo que as pessoas se comuniquem enquanto trocam arquivos como textos, fotos, vídeos, mapas, etc. Tudo no mesmo ambiente.

" Nós pegamos dicas de todas as ferramentas de comunicação existentes "

A ideia por trás do Wave é unificar todos esses modelos em um "continuun" suave, da forma mais simples possível; e tirando proveito das atuais capacidades dos computadores (e da web), ao invés de imitar formas não-eletrônicas.

E como isso funciona? O primeiro passo é criar uma "Wave" e convidar pessoas para participarem dela. Todos que estão na mesma "onda" podem incluir textos, fotos, wikis, links, etc. Cada item da "onda" pode ser comentado ou editado e as modificações são vistas por todos em tempo real. Segundo o Google, a latência é medida em poucos milissegundos. E se você perde alguma parte da conversa, é possível reprisar todo o processo, para entender como ele evoluiu.

Os participantes da conferência Google I/O puderam testar o produto nesta quinta, mas ele só estará disponível para o público em alguns meses. Quem quiser ser avisado sobre o lançamento, basta se inscrever em http://wave.google.com/ . Já existe um grupo de APIs que podem ser utilizadas por desenvolvedores no site http://code.google.com/apis/wave/ .

Nenhum comentário: