Aumenta apoio a dependente

Luciana Melo
A Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas sobre Drogas anuncia, hoje, durante o simpósio Drogas: responsabilidade de cada um, na Associação Médica, a ampliação de 40 para 80 entidades conveniadas ao governo estadual que atendem dependentes químicos. São clínicas e centros de apoio, como as fazendas terapêuticas, criados por organizações não-governamentais (ONGs), que devem ser credenciadas até o fim do ano. “A meta é ter em cada região do estado um serviço oferecido pelo terceiro setor que atenda os dependentes. Já investimos R$ 1,2 milhão nesses convênios”, afirma o subsecretário, Cloves Benevides. Atualmente, os serviços estão concentrados na capital e na Grande BH.

Durante o evento, serão debatidas ainda as ações de combate ao tráfico. O evento antecede o Dia Internacional contra o Uso e Tráfico de Drogas, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para promover a conscientização. Conforme o Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid), 10% da população é dependente de álcool e outras drogas. A estimativa em Minas Gerais, segundo o subsecretário de Estado da Subscretaria de Políticas Públicas sobre Drogas, Cloves Benevides, é de que existam mais de 1 milhão de pessoas viciadas em entorpecentes e bebidas alcóolicas.

Uma ação prevista para este ano é o aumento do atendimento a dependentes que cumprem penas alternativas em reuniões de grupos terapêuticos. Ano passado, a nova lei que descreve o usuário, a 11.341/07, definiu em seu artigo 48 que o dependente portando quantidade de droga para consumo próprio não pode ser preso, mas deve participar de grupos terapêuticos durante três meses.

As reuniões e oficinas administradas pelas ONGs ocorrem com apoio do Juizado Especial Criminal, que faz o acompanhamento das pessoas encaminhadas para os grupos terapêuticos. “Começamos no ano passado com 50 atendimentos por mês e agora temos capacidade para atendermos 300 novos casos, mensalmente. Existe uma demanda reprimida e pretendemos sanar o problema”, acrescenta Cloves Benevides.

A repressão ao tráfico de drogas também vai ser abordada durante o simpósio. O coordenador de Integração e Prevenção do Departamento de Investigação Anti-drogas da Polícia Civil, Rodrigo Pascoal Ulhoa, vai apresentar o projeto de reestruturação da Divisão de Tóxicos, que vai se transformar em um departamento especializado. “Queremos cada vez mais investir no setor de inteligência da polícia, valorizando as informações para coibir as ações de quadrilhas do narcotráfico. Por isso, cada delegacia da Polícia Civil precisa conhecer bem o perfil de sua região para atuarmos de forma precisa”, afirma.

A presidente da Comissão de Combate ao Tabagismo, Alcoolismo e Uso de Outras Drogas da Associação Médica de Minas Gerais, Adriana Carneiro, esclarece que o simpósio pretende cobrar da sociedade, inclusive da família, a participação de todos no combate às drogas. “O consumo de álcool atinge 74% da população brasileira, o que favorece a dependência. Por isso, pais, educadores, poder público e toda a sociedade devem discutir o problema. Há muitos serviços que estão preparados para receber os dependentes de droga, mas nem sempre conseguimos vagas para todos”, diz.

O Centro de Recuperação de Dependência Química (Credeq) é integrado à Subsecretaria de Políticas Públicas sobre Drogas e ao Juizado Especial Criminal no atendimentos aos usuários que precisam cumprir penas alternativas. Em um ano de funcionamento atendeu 400 pessoas. Levantamento feito pelo Credeq mostrou que 84,1% dos pacientes já tinham passado por tratamento, 62% estavam empregados e 55,8% têm outros usários de drogas na família. “Reuniões e oficinas têm cumprido papel importante na recuperação dos dependentes, uma vez que tratamos a dependência química como uma doença que precisa ser tratada, e os depoimentos ajudam muitos a deixarem o vício”, diz o coordenador do Credeq, Weligton Vieira.

SERVIÇO

A programação do simpósio Drogas: responsabilidade de cada um tem início às 13h. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelos telefones: (31) 3277-4153 /3247-1605 /1609 . Vagas limitadas. Os interessados vão receber certificado de participação. A Associação Médica de Minas Gerais fica na Avenida João Pinheiro, 161, no Centro de BH.

Nenhum comentário: