Periferia No Centro

Favela É Isso Aí lança coleção Prosa e poesia no morro, no Museu Histórico Abílio Barreto
Janaina Cunha Melo
Pedro David/Divulgação
Maquete de Herbert Dias de Oliveira, o Tico, integra o quinto volume da coleção

A ONG Favela É Isso Aí lança hoje a coleção Prosa e poesia no morro, no Museu Abílio Barreto. O trabalho, em cinco volumes, dá continuidade à proposta da instituição de apoiar e difundir a produção cultura da periferia em diversas áreas de criação. Diretora da entidade e coordenadora do novo projeto, a antropóloga Clarice Libânio observa que a coleção é uma conseqüência imediata do Guia cultual das vilas e favelas de Belo Horizonte, lançado em agosto de 2004. A partir dessa primeira experiência, ela e equipe descobriram a efervescência artística das comunidades.

“Foi uma descoberta, realmente. Conhecia muito pouco dessa realidade. Hoje, temos mais acesso às informações e aos diferentes projetos em andamento”, comenta a organizadora da coleção. Para ela, vários fatores explicam aumento do diálogo entre centro e periferia. Além de conjuntura favorável, a antropóloga avalia que a realização de projetos coletivos e apoios de instituições não-governamentais têm permitido aos artistas de periferia divulgar seus trabalhos fora das comunidades. Desde 2004, quando iniciou as pesquisas para o guia, Clarice Libânio desenvolve pesquisas e projetos sobre essa temática. “Essa produção sempre existiu de forma dinâmica, mas sua divulgação era bastante restrita aos aglomerados. Hoje, há mais troca, e essa dinamização tem-se mostrado dado importante”, diz.

Os cinco volumes da coleção Prosa e poesia no morro abordam temas diversos. O primeiro, Banco da memória, é considerado atualização e aprofundamento do guia, com foco em 18 comunidades. Produção literária reúne contos e poesias de 29 escritores selecionados em concurso lançado pelo Favela É Isso Aí. Receitas das comunidades foi elaborado a partir de dicas de moradoras que recomendaram 100 receitas práticas para o dia-a-dia. Pensando as favelas organiza ensaios de especialistas sobre a situação dos aglomerados, e Catálogo de artesanato mostra trabalhos manuais realizados por 12 grupos de periferia.

Durante a cerimônia também será lançada hoje coleção de cartões- postais com fotos dos artistas das comunidades, além de shows com o grupo de dança Brother Soul, da Vila Santa Rita, e Domingos do Cavaco, do Morro das Pedras. O evento conta também com exibição de vídeos sobre poetas das comunidades e haverá projeção de fotos de Pedro David.

PROSA E POESIA NO MORRO

Museu Histórico Abílio Barreto, Rua Bernardo Mascarenhas, s/nº, Cidade Jardim. Hoje, 19h. Entrada franca.

Nenhum comentário: