Tambor Mineiro de Gala

Tizumba faz hoje única apresentação com a Orquestra de Câmara Sesiminas, com repertório de temas da música popular brasileira
Mariana Peixoto
Eugênio Gurgel/Especial pra o EM
Maurício Tizumba vai mostrar canções próprias e composições de Sérgio Pererê e Vander Lee

Maurício Tizumba participa hoje de um concerto inédito com a Orquestra de Câmara Sesiminas. Juntos, o cantor, compositor e percussionista e a formação camerística vão apresentar no Teatro Sesiminas um repertório que privilegia a música popular brasileira. A regência e os arranjos são de Eliseu Barros. O convite surgiu do maestro, também violinista do grupo, que já apresentou projetos do gênero ao lado de Toninho Horta, Titane, Juarez Moreira e Nivaldo Ornellas. Ao fazer esta união, Barros acredita que consiga chamar a atenção do público leigo, pois “gente que nunca foi a um concerto vai ver que não é assim tão diferente”.

Tizumba vai se apresentar ao lado de duas integrantes do Tambor Mineiro, Danuza Menezes e Bete Leivas. Do repertório dele estarão presentes as canções A voz (Vander Lee), Velhos de coroa (Sérgio Pererê), Grande angangra muquiche e Devagar com o andor (ambas do próprio Tizumba). Além disso, serão interpretados choros e canções folclóricas. Estão previstas as participações do oboísta Alexandre Barros e do violoncelista João Cândido.

“Uma apresentação como esta é bem diferente para mim, uma coisa que tenho que ter um pouco mais de disciplina”, comenta Tizumba, que se considera “eternamente indisciplinado”. Para ele, se apresentar ao lado de uma orquestra é o sonho de todo mundo que trabalha com música popular. “Tive a oportunidade de tocar com a orquestra do Wagner Tiso, há dois anos, e o que sei é que a gente é transportado para um outro mundo”, completa ele, que não pretende parar por aí. “Como sou eu mesmo que ‘cavo’ as minhas coisas, pretendo oferecer este trabalho para outras pessoas, até para mostrar em regiões mais populares, lugares que não têm acesso à orquestra”, conclui Tizumba.

Criada em Belo Horizonte em 1986, a Orquestra de Câmara Sesiminas vem ampliando seu espaço musical na área da música popular e erudita brasileira, executando Tom Jobim, Pixinguinha, Villa-Lobos, Cláudio Santoro, entre outros. Com uma média de 40 concertos anuais, a orquestra tem buscado realizar apresentações em galpões, pátios de empresas, escolas e canteiros de obras.

ORQUESTRA DE CÂMARA SESIMINAS E MAURÍCIO TIZUMBA

Apresentação hoje, às 20h30, no Teatro Sesiminas, Rua Padre Marinho, 60, Santa Efigênia, (31) 3241-7132. Ingressos: R$ 5 e R$ 2,50 (meia).

Nenhum comentário: