Cidadania ambiental

Meio-Ambiente





Contaminação, aquecimento global, ecologia, reciclagem, meio ambiente: são termos que se tornaram bem mais familiares nas últimas décadas. Problemas que parecem ser responsabilidade de outros, de importantes companhias, de países mais desenvolvidos… E a solução, também: achamos que compete a terceiros, principalmente aos diferentes governos –e especificamente aos das nações que mais causam danos ao ecossistema–.

Mas nem tudo é culpa do resto. Nem tudo depende de um determinado país nem das grandes empresas. Deve existir um compromisso em cada um de nós para não seguir deteriorando o planeta. Sim! Nem sequer imaginamos que se somarmos nossas atividades diárias, elas também podem causar danos no meio ambiente.


Como exemplo: depois de fritar algum alimento, jogamos o óleo utilizado na pia (ou no tanque) da cozinha… isso está muito mal. É um dos maiores erros que podemos cometer, e acontece porque ninguém nos explica como proceder adequadamente.

Para ter maior consciência devemos entender que um litro de óleo contamina cerca de um milhão de litros de água, quantidade suficiente para o consumo de uma pessoa durante 14 anos! Por isso, o melhor que poderíamos fazer num caso assim é: a) Esperar –ainda que isso leve um pouco mais de tempo– que o azeite esfrie; b) Depois colocá-lo numa garrafa de plástico; c) Fechar a garrafa e depois jogá-lo no lixo normal.

Mas como o que foi mencionado acima, seriam muitos outros exemplos específicos que poderíamos dar: o importante não é isso, senão começar a mudar nossa maneira de agir diante de problemas tão graves como o aquecimento global. Devemos considerar que os erros atuais podem afetar às próximas gerações. Considerar que esse futuro tão alarmante do qual falamos está cada vez mais próximo de se tornar presente.

NÃO ALTERAR O MEIO AMBIENTE

A contaminação é a alteração do meio ambiente, causada pelo acúmulo de substâncias provenientes de nossas atividades diárias e depositadas no mesmo, afetando a saúde humana e a do resto dos seres vivos (dentro destas, devemos incluir também o ruído).

Como contaminamos cada um dos elementos?

- A água, ao depositarmos nela águas servidas, dejetos ou detritos industriais ou de casas, fertilizantes ou pesticidas: tudo isso está relacionado com a deterioração de rios, lagos e oceanos.

- O solo, ao receber substâncias químicas, detritos industriais ou lixo proveniente da atividade doméstica ou comercial, prejudicando assim a vida de pessoas, animais e plantas.

- O ar, com gases liberados na atmosfera, ocasionando problemas ambientais como a poluição ambiental, o efeito estufa, a chuva ácida e a diminuição da capa de ozônio; provocando dessa forma doenças e problemas nos seres humanos, animais e vegetais.

O QUE FAZER?

É provável que diante deste problema não saibamos bem quais são os passos a seguir. Por isso temos que prestar atenção ao que as autoridades e especialistas na matéria propõem. O Governo do Chile criou o programa Cidadania Ambiental Global, que " visa construir um novo pacto social, onde o meio ambiente seja um fator básico para preservar e assegurar a sobrevivência da própria sociedade. Convidando-nos a não só sermos cidadãos/ãs de um país, senão que cidadãos e cidadãs globais, responsáveis pelo nosso futuro" (1).

Entre outras ações, segundo esse programa, "forma-se cidadania ambiental quando:

· Apóia-se o reconhecimento e defesa dos direitos à vida, ao desenvolvimento sustentável, a um ambiente saudável.

· Promove-se o exercício dos deveres ambientais, diferenciando aos setores e grupos em suas respectivas responsabilidades.

· Criam-se e reforçam ou promovem mecanismos e instrumentos efetivos de participação cidadã para o exercício dos direitos e deveres ambientais.

· Forma-se os cidadãos e cidadãs para participarem diretamente nos processos de gestão ambiental, defendendo o patrimônio natural e cultural e a vida.

· Realizam-se atividades de participação efetiva da cidadania nesses processos, nos diversos níveis e com diferentes responsabilidades" (2).


Depende de cada um de nós, então, não continuar deteriorando o meio ambiente, e uma maneira é apoiando este tipo de iniciativas. Mas também podemos fazê-lo por iniciativa própria, seja reciclando, não jogando lixo, ocupando menos o automóvel, etc. Talvez não notemos muitas mudanças no início; é a soma que vale. Só devemos estar informados sobre que é correto realizar. E isso, todo o planeta e as gerações futuras agradecerão.

(1) http://www.conama.cl/ciudadania/1298/article-32387.html
(2) Ibi.

Andrés Mardones. Jornalista, Chile.

Nenhum comentário: